quarta-feira, setembro 24, 2025
- Publicidade -

Marcos Rogério apoia PEC da ‘bandidagem’; Confúcio é contra e Bagattoli fica em cima do muro

Mais lidos
  1. A PEC da Blindagem, apelidada por críticos de PEC da Bandidagem, continua provocando intensos debates em Brasília e já expõe a divisão da bancada de Rondônia no Senado Federal.
  2. Dos três senadores rondonienses, apenas Marcos Rogério (PL) declarou apoio à proposta, que foi aprovada na Câmara dos Deputados. O senador Confúcio Moura (MDB) se posicionou de forma contrária, destacando que a medida representa um retrocesso no combate à corrupção e à responsabilização de parlamentares. Já o senador Jaime Bagattoli (PL) preferiu não se pronunciar, mantendo-se neutro diante da polêmica.
  3. Câmara teve maioria favorável
  4. Na Câmara dos Deputados, o cenário foi bem diferente: dos oito parlamentares de Rondônia, apenas Cristiane Lopes (União Brasil) não registrou voto. Os demais sete votaram a favor da proposta:
  • Fernando Máximo (União Brasil)

  • Thiago Flores (MDB)

  • Rafael Fera (Podemos)

  • Lúcio Mosquini (MDB)

  • Coronel Chrisóstomo (PL)

  • Maurício Carvalho (União Brasil)

  • Sílvia Cristina (PL)

  1. O que prevê a PEC
  2. A proposta de emenda constitucional altera a tramitação de processos criminais contra deputados e senadores, determinando que só poderão ser abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) mediante autorização prévia do Congresso Nacional.
  3. Defensores da PEC afirmam que ela protege a independência do Legislativo. Já os críticos apontam que a medida cria um escudo de impunidade, blindando parlamentares de investigações e processos judiciais.
  4. Resistência no Senado
  5. Agora, o texto será analisado pelo Senado Federal, onde enfrenta forte resistência e pode acabar barrado. A forma como cada senador votará será decisiva não apenas para o futuro da proposta, mas também para a imagem política dos parlamentares de Rondônia junto ao eleitorado.
- Publicidade -
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo