ASSUNTO SOBRE O TOMBAMENTO DOS 366 QUILÔMETROS DA EFMM É ENCAMINHADO AO MINISTÉRIO DA CULTURA

24x31 banner gov

Visando priorizar a história e a cultura de onde tudo começou na região amazônica da área do ex-territória de Rondônia, hoje Capital Porto Velho, o vice-presidente da Associação dos Ferroviários da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré encaminhou ofício (630/2017/GP­DGI) para o gabinete do Presidente da República Michel Temer (PMDB-SP), solicitando o tombamento dos Trezentos e Sessenta e Seis (366) quilômetros restantes da linha férrea que transportava operários e autoridades da mega construção faraônica do tempo, devido o assunto ser relevante a cultura local, o documento foi encaminhado ao Ministério da Cultura.

Boa parte do que se encontra escrito em relação à construção da Ferrovia do Diabo, como era chamada no inicio do século por ceifar várias vidas ao longo da sua construção,  parte do princípio secular de que a Bolívia, país fronteiriço com Brasil, necessitava de rotas comerciais.

Após um longa história do principal objetivo da obra, a construção foi retomada e a ferrovia ficou com o empresário Percival Farquhar, que executou o projeto através da concessão feita pelo governo brasileiro à empresa Madeira-Mamoré Railway. Mas foi a empresa May, Jekyll & Randolph, que ficou encarregada pela construção da E.F.M.M. As obras foram retomadas no ano de 1907 e finalizadas em 30 de abril de 1912, data que marcou a fundação da cidade de Guajará-Mirim (RO), onde está localizada a última estação da linha, hoje prédio do museu da cidade.

documento print

24x31 banner gov

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
airton

airton

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site