GOVERNO FEDERAL RESERVA 60% DE CARGOS DE ALTO ESCALÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS

24x31 banner gov

Com o objetivo de valorizar e incentivar servidores públicos, o governo federal determinou que pelo menos 60% dos mais altos cargos comissionados sejam ocupados por trabalhadores concursados. A nova regra foi definida pelo Decreto 9.021, publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (03).

Esse percentual de 60% passa a valer para os Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS) 5 e 6. “Esta é a primeira vez que o Executivo Federal estabelece patamares mínimos para ocupação, por servidores de carreira, de cargos como os de secretários, diretores, assessores especiais, além de dirigentes máximos de autarquias e fundações públicas”, afirmou o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira.

Além de instituir o percentual mínimo de ocupação de cargos estratégicos, o decreto modifica limites de ocupação de cargos DAS de 1 a 4. Nesses casos, metade da força de trabalho será de servidores efetivos.

Mais eficiência

Segundo o ministério do Planejamento, o decreto complementa um conjunto de medidas da reforma administrativa, que tem como objetivo racionalizar a atual estrutura de pessoal e ampliar a capacidade técnica do Estado.

Entre outras medidas para tornar o poder público mais eficiente, o governo extinguiu mais de 4 mil cargos e funções de confiança; e converteu cerca de 10 mil DAS em Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE), que passaram a ser ocupadas exclusivamente por servidores.

 Redução dos limites para nomeação de cargos comissionados sem vínculo:
 

 

Limite antigo

Limite atual

Redução percentual

DAS 1 a 3

4.742

3.766

-21% (976)

DAS 4

1.933

1.202

-38% (731)

DAS 5 e DAS 6

1.424

531

-63% (893)

TOTAL

8.099

5.499

-32% (2.600)

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

24x31 banner gov

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
airton

airton

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site