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Prefeitura Exigirá Estudo de Impacto no Trânsito para Liberar Alvarás

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O canteiro central da Avenida Beira Rio não poderá mais ser usado como estacionamento pelos estudantes da Unic e Unirondon ou qualquer outro cidadão. O secretário municipal de Trânsito e Transporte, Antenor Figueiredo (PR), vai solicitar aos reitores das instituições de ensino superior que ofereçam estrutura adequada para os veículos e orientá-los em relação às mudanças no trânsito da via. Outra mudança em curso, para combater os gargalos na Capital, será a exigência de estudo de impacto no trânsito para liberação de alvarás para novos empreendimentos.

 

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Sobre estacionamento em locais proibidos, Antenor conta que a prática foi tolerada por muitos anos na Capital, mesmo sendo contrária ao que estabelece o Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Segundo o secretario, a fiscalização nunca existiu e o costume foi até incentivado na gestão do ex-prefeito Chico Galindo (PTB), que fez um recuo facilitando o acesso dos motoristas ao canteiro. Por isso e por outras situações é que o local é considerado um dos grandes gargalos do trânsito em Cuiabá. “A partir de agora a população vai ter que se adequar para não ter o veículo guinchado e multado”, alerta.

 

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Além da proibição de estacionar no canteiro central, os frequentadores das universidades já passaram a não ter mais acesso irrestrito e ilimitado às faixas de pedestres. Já começou a funcionar um conjunto semafórico tipo botoeira no local. Assim, o sinal verde fica constantemente acionado para os carros que seguem na pista. O foco luminoso só muda para o amarelo e o vermelho quando é acionado por um pedestre que pretende atravessar a rua.

 

Desde que assumiu a pasta, Antenor foi bastante criticado pelos vereadores Allan Kardec (PT) e Toninho de Souza (PDT) por conta dos guinchos utilizados para coibir infrações de trânsito. Eles acusaram a prefeitura de usar o sistema para elevar a receita do município. O secretário garante que não é este o objetivo e sim educar os motoristas e organizar o trânsito principalmente para a Copa do Mundo. Ele ainda salienta que não está perseguindo os estudantes e que é preciso acabar com o mau hábito de estacionar em calçadas, canteiros e em frente de garagens, que já se tornou cultural em Cuiabá.

 

A partir deste ano, os grandes empreendimentos com maior impacto no trânsito que serão construídos em Cuiabá precisão do aval da SMTU para obter alvará de instalação. O Relatório de Impacto no Trânsito (RIT) será requisito fundamental assim como são os estudos e os relatórios de impacto ambiental.Além da UNIC e Unirondon outros grandes geradores de trânsito na Capital são a Praça Popular; a boate Valley, na Isaac Póvoas, uma padaria no Jardim das América e o colégio Maxi, na rua Estevão de Mendonça. Nos finais de semana, o mesmo acontece em torno de templos religiosos e igrejas. Ainda se discute uma solução para as diferentes situações, mas desde já Antenor pede que os fiéis procurem não estacionar na frente de garagens, pois equipes volantes de amarelinhos serão disponibilizados até nos finais de semana para atender ocorrências relacionadas ao estacionamento em locais proibidos. O telefone disponibilizado para denúncias é o da Ouvidoria – 0800 651517.

 

Na região do colégio Maxi já se definiu uma alternativa, que será a reorganização do trânsito. A faixa de estacionamento da Estevão de Mendonça será tirada. O mesmo será feito na avenida Filinto Müller, que hoje tem faixa de estacionamento nas duas laterais e só terá em uma. Próximos ao colégio só será permitido embarque e desembarque e também será instalada sinalização semafórica entre as ruas Filinto Muller e Floriano Peixoto.

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