domingo, maio 19, 2024
26 C
Porto Velho
domingo 19, maio, 2024
- Publicidade -
gorverno pi 79351

CÂMARA FEDERAL – Lei que reduz prazo de inelegibilidade é aprovada, veja como votou a bancada de RO

Mais lidos

A Câmara dos Deputados votou na sessão plenária desta última quinta-feira (14) o Projeto de Lei Complementar 192/2023 que reduziu drasticamente o período de inelegibilidade de políticos condenados pela Justiça ou caçados por decisão legal.

De acordo com o texto da Lei, o prazo de oito anos de impedimento para um político se candidatar passaria a ser contado a partir do ano que iniciou o mandato em que o ato criminoso foi cometido, atualmente esse prazo começa a ser contado a partir do ano em que encerra o mandato.

Continua após a publicidade..

Essa mudança foi criticada duramente pelo deputado Marcel Van Hattem (NOVO/RS), que garantiu que essa votação representa um “afrouxamento” no combate à corrupção no Brasil.

“Esse projeto vai afrouxar o combate à corrupção eleitoral e diminuir penalidades que políticos deveriam cumprir. Vamos dar uma péssima mensagem da Câmara para a sociedade brasileira”, disse Marcel Van Hattem.

Continua após a publicidade..

Entre os deputados rondonienses, votaram a favor do projeto que “afrouxa” as regras de inelegibilidade os deputados Lebrão (UNIÃO), Maurício Carvalho (UNIIÃO), Cristiane Lopes (UNIÃO), Silvia Cristina (PL), Coronel Chrisóstomo (PL), Thiago Flores (MDB) e Fernando Máximo (UNIÃO).

Silvia Cristina (PL) foi a única a votar contrária à polêmica mudança. Lúcio Mosquini (MDB) não participou da votação.

- Publicidade -
gorverno pi 79351
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo