Na manhã deste domingo (9), em Guajára-Mirim, Rondônia, equipes do Batalhão de Fronteira e Divisas (BPFRON), Pelotão de Operações com Cães (BPCHOQUE), BOPE e BPTAR recuperaram uma caminhonete Chevrolet S10 branca, placa NDL4C43, durante a Operação Fronteira Segura, que visa combater crimes transfronteiriços na região Noroeste do estado. Dois homens foram presos acusados de envolvimento no furto do veículo em Porto Velho.
De acordo com a Polícia Militar, a caminhonete foi localizada nas proximidades da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), após ser vista entrando na Linha do Sol Sol, um local conhecido por ser rota de atravessia ilegal de veículos para a Bolívia. No momento da abordagem inicial, os ocupantes do veículo não foram encontrados, mas diversos documentos foram apreendidos.
Entre os documentos estava o contato do proprietário do carro, que informou à PM que a caminhonete era utilizada por seu filho. No entanto, apresentou versões conflitantes sobre o ocorrido. Enquanto as equipes aguardavam a chegada da chave do veículo, ao amanhecer, dois indivíduos se aproximaram do local e, ao perceberem a presença policial, tentaram fugir, mas foram capturados.
Os suspeitos relataram que um homem identificado como “H.” havia solicitado que transportassem o veículo até Guajára-Mirim, onde duas pessoas o receberiam. Eles afirmaram que esses dois indivíduos embarcaram na caminhonete e os acompanharam até o Porto Clandestino do Sol Sol, onde o carro seria atravessado para a Bolívia. Segundo os detidos, a caminhonete foi entregue a eles em Porto Velho, na BR-364.
Durante a operação de apoio, uma guarnição do 6° BPM encontrou um dos envolvidos caminhando descalço pela Linha do Sol Sol, com marcas pelo corpo. Ao ser abordado, ele confessou estar fugindo junto com outros dois comparsas, que planejavam atravessar o veículo para o país vizinho.
O proprietário da caminhonete afirmou não ter conhecimento do furto do veículo e registrou a ocorrência após ser informado pela PM.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão a todos os envolvidos. A caminhonete e os celulares dos suspeitos foram apreendidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Guajára-Mirim para as devidas providências.