quinta-feira, março 20, 2025
- Publicidade -

PF faz operação contra grupo que planejou matar Lula, Alckmin e Moraes

Mais lidos

Organização criminosa idealizou plano para impedir a posse do governo eleito em 2022; agentes cumprem mandados em três estados e no Distrito Federal

A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça-feira (19), uma operação contra organização criminosa responsável por planejar os assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Continua após a publicidade..

Segundo a PF, o grupo – formado em sua maioria por militares das Forças Especiais (FE) – visava um golpe de estado para impedir a posse do governo eleito em 2022.

Os agentes da PF cumprem cinco mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e 15 medidas cautelares.

Continua após a publicidade..

O Exército acompanhou o cumprimento dos mandados no Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal.

“Punhal Verde e Amarelo”

O planejamento operacional da organização era denominado como “Punhal Verde e Amarelo”. Os assassinatos de Lula, Alckmin e Moraes deveriam ocorrer em 15 de dezembro de 2022, três dias após a diplomação do petista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Eles teriam planejado os assassinatos de Lula e do então vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), no dia 15 de dezembro de 2022. O planejamento operacional da organização era denominado como “Punhal Verde e Amarelo”.

A PF também informou que Moraes era monitorado continuamente.

A organização previa ainda a instituição de um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise” para lidar com as consequências das ações.

Os alvos dos mandados de prisão preventiva são:

  • Hélio Ferreira Lima, integrante dos “Kids pretos”, grupo treinado para atuar em missões sigilosas e em ambientes hostis e politicamente sensíveis;
  • Mario Fernandes, ex-assessor da Presidência de Jair Bolsonaro (PL);
  • Rafael Martins de Oliveira, integrante dos “Kids pretos”;
  • Rodrigo Bezerra de Azevedo, integrante dos “Kids pretos”;
  • Wladimir Matos Soares, polícia federal.

Em atualização

- Publicidade -
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo