sexta-feira, abril 19, 2024
31 C
Porto Velho
sexta-feira 19, abril, 2024
- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 970X250

A reinvenção da Direita no Brasil; secretários devem disputar eleições; e Léo Moraes forma nominata

Mais lidos

Quem soube captar bem esse fenômeno mundial aqui no Brasil foi o ex-presidente Jair Bolsonaro

O fenômeno das estratégias de campanhas eleitorais digitais, desenvolvida pela Extrema-direita na Europa e nos EUA – alt-right, é o drama da contemporaneidade nos territórios políticos nos quatros cantos do planeta. A estratégia alt-right consiste no uso violento das redes sociais para criar um ambiente político radicalmente polarizado. Neste caso, criam-se sites especificamente para alimentar narrativas polarizadas e manipuladas, que se espalham em grupos privados de fanáticos, esses compartilham conteúdos de religiosidade, gênero, negacionismo, anti pluralismo, racismo, preconceito, ódio, mentiras e outros, no intuito de atingir a reputação e enfraquecer deliberadamente a confiança em políticos, jornalistas, artistas, juristas, cientistas e instituições. Tal fenômeno em escala mundo tem projetado lideranças do “baixo clero” a ocupar espaços de poder e de tomada de decisões. Quem soube captar bem esse fenômeno mundial aqui no Brasil foi o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inclusive fez derreter lideranças tradicionais da Direita brasileira e derrotou pela primeira vez o PT nas urnas quando esse ascendeu ao poder nas eleições de 2002 e permaneceu por mais de 14 anos ocupando a presidência da República. É importante dizer que a ocupação dos espaços de poder por grupos reacionários e conservadores não é um fenômeno recente, já no caso da Extrema-direita, foi a primeira vez no Brasil através do “bolsonarismo”.

Representação

A primeira manifestação do fenômeno alt-right na atualidade aconteceu no pleito eleitoral de 2018 para o Congresso Nacional, tal fenômeno garantiu ao partido PSL que acolheu a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro, uma representação expressiva no Congresso Nacional, a legenda saltou de 1 deputado eleito em 2014 para 52 cadeiras em 2018.

Pautas

Já nas eleições de 2022, o PL de Valdemar da Costa Neto, deu guarida para o ex-presidente Jair Bolsonaro concorrer a reeleição, ele perdeu, mas a legenda conquistou 99 cadeiras na Câmara Federal. Contudo, parte dessa representação é formada por candidaturas de extrema-direita, que defendem abertamente pautas ligadas ao fenômeno alt-right.

Inventar

O desafio da Direita no Brasil profundo é mais do que se reinventar, a Direita precisa se inventar e desvencilhar da Extrema-direita. Neste caso, precisa fazer um exame de consciência, definir estratégias sólidas para conquistar espaços de poder e de tomada de decisões.

Reinvenção

A reinvenção da Direita no Brasil deve começar por assumir responsabilidades com a liberdade econômica social, individual e a distribuição do poder para demonstrar convincentemente que estes são os meios mais eficazes para construir uma sociedade em defesa do Estado-democrático de direito, dos direitos pessoais, humanos, culturais, políticos e da propriedade.

Exonerados

Os secretários municipais de Porto Velho da gestão do prefeito Hildon Chaves (PSDB), Fabrício Jurado (Secretaria Geral de Governo); Wellen Prestes (Superintendência de Distritos); Claudir Rocha (Ação Social); Robson Damasceno (Meio Ambiente); e Evaldo Lima (adjunto da Agricultura), foram exonerados ontem (28) para concorrer às eleições municipais de outubro próximo.

Experiência

Wellen Prestes que deixou a Superintendência Municipal de Integração Distrital, na intenção de concorrer ao cargo de vereador nas próximas eleições municipais em Porto Velho, conta com um currículo extenso, diversificado e larga experiência no setor público para atuar em prol do bem-estar social das comunidades que aspira representar caso seja eleito vereador.

Sonha

Detalhe, Fabrício Jurado, não deixou o cargo para ser pré-candidato a vereador, mas sonha em ser candidato a vice-prefeito na chapa da futura candidata Mariana Carvalho (Republicanos). Entretanto, detalhe só na música de Roberto Carlos.

Chapão

Os pré-candidatos a vereadores ligados ao grupo político do prefeito Hildon Chaves (PSDB) e os 21 vereadores da capital que buscam a reeleição, deverão concorrer em quatro chapões formados nos partidos Republicanos, União Brasil, Avante e na Federação PSDB/Cidadania.

Dificuldades

O Diretor Geral do Detran, ex-deputado federal Léo Moares, está encontrando dificuldades para formar a nominata do Podemos que tem por principal objetivo eleger o seu irmão, Paulo Moraes Júnior, a vereador na capital.

Garimpa

O MDB, PDT, PP, PSB e a frende de Esquerda PSOL/Rede, ainda garimpa por pré-candidatos a vereadores no intuito de compor ou reforçar a nominata de vereadores na capital.

Miragem

O jogo de cooptação de lideranças para disputar eleições nós já conhecemos, inclusive as promessas “miragem” aos candidatos. Neste caso, presidentes de partidos prometem que vão entregar ao candidato tantos mil litros de gasolina, outro tanto para confeccionar material de campanha, contratar “formiguinhas” e outras das mais absurdas possíveis.

Desvio

O jogador do Real Madrid e da seleção brasileira de futebol, Vinicius Júnior, anda melancólico por conta dos constantes casos de racismo que sofre na Espanha. Sinceramente, estamos no século XXI e ainda existem pessoas racistas e preconceituosas, portanto, é preciso punir exemplarmente essas pessoas com esse desvio de caráter no convívio em sociedade.

Saída

O ex-governador Roberto Requião, do Paraná, deixou o PT alegando que o país vive o Governo Bolsonaro na economia, mas com Lula sentado na cadeira de presidente e Fernando Haddad na posição de Paulo Guedes.

Articulação

O presidente Lula, pessoalmente, fará articulação para tentar o emplacar o PT de vice nas chapas do prefeito do Recife João Campos (PSB) e do prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSDB). As duas negociações são consideradas muito difíceis, pois tanto Paes como Campos, resistem a indicar um petista nas suas respectivas chapas.

Por Herbert Lins

- Publicidade -
ASSEMBLEIA
- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 300X250

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo