Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (23/01), no gabinete do prefeito de Ariquemes, ficou decidido que o polêmico tema “ideologia de gênero”, contido nos livros do ensino fundamental da rede municipal, disponibilizados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), será suprimido, ou seja, retiradas as páginas antes da distribuição.
Um assunto que já havia sido amplamente discutido e decidido pela retirada no ano passado (gestão anterior), voltou ao centro das atenções após diretores do Sintero (Sindicato dos trabalhadores em educação) pedi que o tema fosse revisto.
O prefeito Thiago Flores (PMDB) decidiu colocar em votação através de uma enquete na página oficial da prefeitura de Ariquemes, em que se perguntava: “Qual sua opinião a respeito da adoção, pela rede Municipal de Educação, de Livros Didáticos fornecidos pelo Ministério da Cultura e Educação – MEC/2017 destinados a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que contenham matéria sobre Diversidade Familiar e Ideologia de Gênero?” Com 6.699 votos no total, 57% votarão contra a proposta de manter o tema.
A forma como será suprimido estas páginas ainda não foi decidido, porém, segundo o prefeito, será formada uma comissão especial para que nenhum livro chegue às mãos de alunos com o tema.
No primeiro dia da nova gestão, uma comissão de vereadores, intitulados de “bancada evangélica”, já havia feito este pedido ao prefeito, que preferiu ouvir a população através da enquete.
Ao final, o prefeito Thiago Flores agradeceu a participação de todos e disse aos pais que estavam preocupados com esta temática, para que ficassem tranquilos, pois sabe da importância da educação para a formação da sociedade, por isso chamou para que a decisão fosse com a participação popular.
Da redação do Alerta Rondônia
Ítalo Coelho DRT 1120/RO.