sexta-feira, abril 11, 2025
- Publicidade -

Batalhão Ambiental e SEDAM realizam fiscalização e apreendem equipamentos em Costa Marques

Mais lidos

O Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), realizou uma operação de fiscalização na região da Linha 33, Estrada do Cautário, zona rural de Costa Marques. A ação fez parte da “Operação HILÉIA”, que visa combater o desmatamento ilegal e coibir a quebra de embargos ambientais no estado.

Durante o patrulhamento, as equipes constataram a supressão irregular de vegetação em uma área de mais de 52 hectares, onde estava em operação um trator de esteira da marca Caterpillar. O operador da máquina alegou não ter conhecimento detalhado sobre as licenças ambientais da propriedade.

Continua após a publicidade..

No deslocamento até a sede da propriedade, os agentes identificaram uma corrente de desmatamento de aproximadamente 80 metros e um semi-reboque utilizado para o transporte de máquinas agrícolas, além de uma quantidade significativa de combustível destinado ao abastecimento do maquinário.

Irregularidades e apreensõesO responsável pela área apresentou uma certidão de inexigibilidade de licença ambiental, justificando que a atividade em questão estaria permitida. No entanto, a fiscalização constatou que a propriedade já havia sido embargada anteriormente, impossibilitando qualquer intervenção.

Continua após a publicidade..

Diante dos fatos, as autoridades tomaram as seguintes providências:
Apreensão do trator de esteira e do semi-reboque, que foram removidos com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para o 2º Pelotão de Polícia Ambiental em Alta Floresta D’Oeste;
Lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo crime ambiental de impedir a regeneração da vegetação nativa;
Emissão de autos de infração e termos de apreensão pelos danos ambientais constatados;
Compromisso dos envolvidos em comparecer ao Juizado Especial Criminal (JECRIM) para prestar esclarecimentos.

A “Operação HILÉIA” segue intensificando as ações de fiscalização em todo o estado de Rondônia, garantindo a preservação dos recursos naturais e o cumprimento da legislação ambiental vigente. O caso foi encaminhado às autoridades competentes para os devidos procedimentos legais.

Por Alerta Rondônia

- Publicidade -
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo