A implantação do novo sistema DetranNet, do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN-RO), está em fase de conclusão e teve grande agilidade com a integração ao sistema da Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN). Desde o dia 26 de janeiro, o DETRAN-RO está emitindo os documentos de licenciamento anual pelo novo sistema, e a partir de 31 de janeiro, os documentos de propriedade (CRV).
Nesse período de utilização do novo sistema, já foram emitidos cerca de 24 mil CRLV e 5 mil CRV, registrando um aumento médio de 25% de emissões. Técnicos do DETRAN-RO e da SEFIN trabalham intensamente, inclusive em noites e finais de semana, para que todos os dados estejam integrados e disponíveis. A tecnologia favorece que os usuários façam emissões de guias via internet, evitando atendimentos e filas nas unidades.
Segundo o Diretor Geral Adjunto do DETRAN-RO, Antônio Manoel Rebello Chagas, o objetivo é tornar os serviços mais ágeis para facilitar as rotinas, e proporcionar mais comodidade aos usuários que necessitam de documentos de veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os primeiros serviços da nova tecnologia foram implantados no primeiro semestre de 2016, disponibilizando vantagens aos usuários, uma vez que a abertura de processos de CNH pelos Centros de Formação de Condutores, registros de resultados dos exames médicos e psicológicos online pelas clínicas, e a baixa dos débitos pagos através do Banco do Brasil no tempo máximo de 15 minutos, proporcionaram a emissão de CNHs em até duas horas. Anteriormente esse procedimento durava em média 30 dias.
Com o novo DetranNet e a integração com o sistema da SEFIN os demais serviços terão também agilidades e emissões rápidas de documentos veiculares.
Coordenadoria de Comunicação – CCOM