O diretor da Escola do Legislativo, César Licório, informou que o 1º Encontro Estadual dos Vereadores Eleitos deverá reunir quase a totalidade dos 520 parlamentares municipais. Na semana passada, Licório esteve em 26 municípios, onde se reuniu com os vereadores.
“Eventuais ausências serão por questões de saúde ou algum imprevisto”, afirmou o diretor,
Licório explicou que ele e o diretor administrativo da Escola do Legislativo, Isaque Lima Machado têm se revezado nas visitas aos municípios. O objetivo, segundo o diretor da Escola, é chegar a todos até o final do mês.
“A receptividade é das melhores e verificamos o interesse dos vereadores em exercer com eficiência a atividade parlamentar”, disse Licório, acrescentando que o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), tem proporcionado todo o apoio para o evento.
Maurão destacou que é missão da Escola do Legislativo apoiar as Câmaras Municipais e que muitos vereadores recém-eleitos não conhecem as atribuições do parlamento.
“Se um vereador atua com eficiência, a sociedade é beneficiada”, afirmou o presidente da Assembleia.
Programação
O 1º Encontro Estadual dos Vereadores Eleitos acontecerá nos dias 13 e 14 de fevereiro no auditório da Ulbra, em Porto Velho, e contará com seis palestras. No primeiro dia, a partir das 14h, o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), Florian Madruga, abordará a “Importância da Criação das Escolas do Legislativo Municipal”.
No dia 14, o evento começa às 8h, com a palestra do historiador e consultor legislativo do Senado Federal, Antônio José Barbosa, sobre “A História do Poder Legislativo no Brasil”. Às 10 horas, o diretor executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Antônio Helder Rebouças, ministrará palestra sobre “O Papel do Interlegis”, programa do Senado que interliga os legislativos brasileiros para intercâmbio de conhecimento.
O encontro prossegue na parte da tarde, com palestra que destacará “O Papel do Vereador”, ministrada pelo coordenador de planejamento do ILB, Luiz Fernando Machado. As outras duas palestras serão ministradas pelo consultor do Senado Federal, Rafael Fraia, sobre “Orçamento e Políticas Públicas” e Francisco Etelvino Biondo, analista legislativo, com o tema “Cerimonial no Ambiente Legislativo”.
Autor: Assessoria