A Justiça Eleitoral alerta para o fim do prazo da revisão biométrica nos municípios de Santa Luzia do Oeste, Alto Alegre dos Parecis e Cacoal, na região da Zona da Mata de Rondônia. Em Santa Luzia e Alto Alegre, o procedimento atingiu cerca de 50% dos eleitores e deve encerrar nesta quinta-feira (1). Já em Cacoal, o cartório registrou 72,6% de títulos revisados, porém esta quarta-feira (31) é o último dia para o eleitorado se regularizar.
Segundo a chefe de cartório de Cacoal, Mariângela Del Rosso, os eleitores deixaram para procurar a Justiça Eleitoral nos últimos dias. A revisão teve início no mês de abril, mas, somente nas três últimas semanas, o movimento se intensificou. O município possui 61 mil eleitores, mas até o momento 44.832 eleitores fizeram a revisão biométrica.
“Nós esperamos que até o final do dia nossa porcentagem de títulos revisados chegue a 75%. Para facilitar essa procura, nós entregaremos senhas até as 17h. Na terça-feira (30), atendemos mais de 1,7 mil pessoas, nesta quarta-feira, queremos repetir esse número de atendimentos”, disse Mariângela.
Santa Luzia e Alto Alegre
Nos municípios de Santa Luzia e Alto Alegre, o procedimento teve início no dia 02 de maio e se encerra na quinta-feira. Um plantão especial foi realizado neste fim de semana para incentivar os eleitores. A meta era atingir pelo menos 70% do eleitorado no sábado (27) e no domingo (28).
“Tivemos um resultado expressivo nesse final de semana e estamos próximos da meta de 70%. Se mantivermos o atendimento diário de 5% do eleitorado, o que equivale a 350 eleitores por dia em cada município, conseguiremos alcançar a meta até o final do prazo”, afirma a chefe de cartório Lílian Silveira.
De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, até agora cerca de 50% do eleitorado realizou o procedimento. No município de Santa Luzia do Oeste são 7.543 eleitores, destes mais de 4 mil já foram revisados. Em Alto Alegre dos Parecis, o total do eleitorado corresponde a 8.910 eleitores, destes mais de 4 mil já realizaram o procedimento.
O recadastramento é obrigatório, inclusive para eleitores que tem voto facultativo e já possuem título. Quem não comparecer terá o título cancelado. Segundo Lilian, no período de revisão, os eleitores que comparecerem ao posto de atendimento terão suas multas anistiadas, ou seja, elas serão apagadas do sistema.
“O eleitor que não comparecer aos postos de atendimento terão o título cancelado e, quando forem fazer a regularização, pagarão multas que estão sendo anistiadas nesse período. Por isso é importante que todos comparecem e não percam o prazo”, alerta a chefe de cartório.
Os postos de atendimento funcionam das 8h às 17h em Santa Luzia e Alto Alegre. De acordo com a chefe de cartório, é importante ressaltar que os eleitores de Alto Alegre dos Parecis que perderem o prazo e tiverem o título cancelado por não comparecerem à revisão terão que, posteriormente, se deslocarem até a sede do cartório em Santa Luzia do Oeste para regularizar a situação ou confeccionar um novo título.


