sexta-feira, outubro 18, 2024
- Publicidade -
QUEIMADAS SETEMBRO 2024

Líder Supremo do Irã Descarta Negociação com os EUA

Mais lidos

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, descartou na madrugada desta terça-feira (17) qualquer possibilidade de negociação com os Estados Unidos. A declaração do iraniano acontece no momento em que o presidente Donald Trump afirma estar disposto a ter uma reunião com seu colega iraniano, mas ameaça Teerã por causa de um ataque a uma petroleira saudita.

Continua após a publicidade..

“É uma opinião unânime de todos os responsáveis pela República Islâmica do Irã. Não haverá negociação com os EUA”, afirmou Khamenei em sua página oficial na internet.

Continua após a publicidade..

 ANÁLISE: O risco de guerra contra o Irã

No Twitter, o aiatolá explicou a razão de não aceitar falar com os norte-americanos. “Negociar com os EUA significa imposições das demandas deles sobre o Irã. Negociar significa mostrar o sucesso da política norte-americana de pressão. É por isso que não negociaremos, bilateralmente ou multilateralmente”, escreveu.

Khamenei afirmou ainda que só voltaria a conversar com os EUA se o tema do encontro fosse o acordo nuclear de 2015 sobre o programa nuclear iraniano. Em 2018, cumprindo sua promessa de campanha, Trump retirou os Estados Unidos do tratado multilateral, firmado pelo seu antecessor, Barack Obama, e voltou a impor sanções contra o país. Elas tinham sido suspensas em troca de o Irã restringir seu programa nuclear.

A possibilidade de um encontro entre dois líderes aconteceria durante a Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no fim de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
QUEIMADAS SETEMBRO 2024
- Publicidade -
CAMPANHA QUEIMADAS
queimada Setembro 2024

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo