Pensado para criar soluções econômicas para a população da região do Vale do Jamari, o projeto Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) avança apontando o agronegócio, turismo e a governança como estratégias para o desenvolvimento dos municípios que compõem a região. Durante dois dias (24 e 25), os integrantes do LIDER se reuniram em Ariquemes e discutiram o desenvolvimento das ações que vão ser realizadas durante o ano de 2019.
A integrante do LIDER Rosieli Chiaratto explica que o projeto já está ganhando respaldo da iniciativa privada, terceiro setor e dos gestores públicos. “Queremos propor ações integradas e em conjunto com todos os setores, pois entendemos que esta é a forma de alcançarmos os nossos resultados”, destaca.
Neste encontro, algumas autoridades participaram das reuniões. O prefeito Thiago Flores, de Ariquemes, destacou a importância das parcerias. “A máquina pública é muito grande e precisamos da colaboração de projetos como este para chegarmos mais rápido aos resultados esperados por todos”, disse.
O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, vê no LIDER uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento o estado. “Estamos potencializando a economia onde ela precisa ser forte, que é nos municípios. Além do Vale do Jamari, o projeto também está avançando na Zona da Mata. Em breve queremos levar esse modelo para todo o Estado”, argumenta.
Para o Presidente da FACER e ACIA, Francisco Hidalgo Farina, os empresários de Rondônia aguardam as capacitações, treinamentos e ações desenvolvidas junto aos gestores públicos para desburocratização e compras públicas dos donos de pequenos negócios. “Esse é um conjunto de fatores que contribui de forma significativa para o desenvolvimento da nossa economia”, avalia Farina.
Já o presidente da federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon) e Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae em Rondônia, Hélio Dias, destacou a participação do setor produtivo no desenvolvimento econômico. “Precisamos fortalecer ações para capacitar o homem do campo e para criar oportunidades de negócios a todos àqueles que querem investir nos nossos municípios”, argumenta.
O diretor técnico do Sebrae, Samuel de Almeida, também participou do encontro, frisando que o foco continua sendo os donos de pequenos negócios. “As micro e pequenas empresas estão em todos os municípios, gerando emprego e renda. Vamos treinar, capacitar e dar oportunidades para que todos se desenvolvam”, finaliza.