Maior e mais antiga cidade do Vale do Jamari, o município de Ariquemes (RO) completa 42 anos de emancipação política na próxima sexta-feira (11). Para comemorar a data, mais de 100kg de bolo serão servidos à população. O evento é organizado pela prefeitura da cidade.
Entre as atrações do aniversário, estão apresentações de fanfarras e de alunos do Pólo de Música do município. Também estão programadas atividades recreativas e distribuição gratuita de brinquedos às crianças.
De acordo com a prefeitura, o evento está marcado para começar às 8h na frente do Centro Administrativo Municipal Dr. Carpintero.
História
Emancipada politicamente em 11 de outubro de 1977, Ariquemes (RO) tem uma história que vai além. É o que afirmou o historiador Washington Heleno Cavalcante, mestre em história e estudos culturais pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), em entrevista ao G1 em 2017.
Para o professor, a história de Ariquemes precisa ser entendida como ampla e pode observada a partir da tribo indígena Arikeme. Os Arikeme, segundo ele, começaram desestruturados socialmente no ciclo da borracha. A partir de 1900, seringais no Vale do Jamari ganharam proporção e surgiram e conflitos com os povos indígenas.
De cerca de 600 índios que habitavam a região do Rio Maçangana, afluente do Rio Jamari, só restaram 60 resgatados pelo Serviço de Proteção aos Índios (SPI) e transferidos para a Colônia Indígena Rodolpho Miranda, instituída pelo Marechal Rondon, em 1914.
Em 13 de dezembro de 1909 foi a primeira vez que Rondon chegou na região de Ariquemes. A pedido do governo, que via o desenvolvimento da região, ele criou um posto telegráfico com o nome Arikeme. Anos depois, a então localidade Barracão dos Papagaios ganha título de Vila de Ariquemes.
Anos depois, o governo federal começa a implantar os projetos de colonização, como parte de um projeto de ocupação da Região Amazônica, surgindo então um novo momento econômico e cultural na região de Ariquemes.