Estamos solidários ao município de Brumadinho (MG) e a todos os envolvidos na tragédia do rompimento da barragem da Companhia Vale do Rio Doce. Acompanhamos pelo noticiário tudo sobre o rompimento desta barragem da empresa Vale que causou destruição e deixaram mortos e desaparecidos, além de pessoas que tiveram que deixar suas casas. Uma tragédia de proporção imensurável.
O incidente ocorre cerca de três anos depois do desastre em Mariana, com a barragem da Samarco – empresa que pertence à mesma Vale.
Com isso nota-se uma falha brutal de fiscalização e do estado brasileiro no que diz respeito à manutenção dessas estruturas.
Como homem público, deputado representante do povo, vejo a necessidade de repensar como nosso Estado tem atuado na fiscalização de empresas que trabalham com tanta responsabilidade ecológica e humana.
Grandes mineradoras de cassiterita, minério de zinco, aqui instaladas, e suas responsabilidades em também promover medidas socioambientalistas. As usinas, geradoras de energias com a segurança de suas barragens. É preciso fiscalizar incansavelmente, garantir não somente a boa gestão enquanto empresas geradoras de emprego e renda, mas também suas compensações humanas, sociais e ambientais.
Geraldo da Rondônia
Deputado Estadual-PSC