quinta-feira, outubro 8, 2026
28 C
Porto Velho
quinta-feira 8, outubro, 2026
- Publicidade -
- Publicidade -

Pesquisa para presidente: Flávio tem 49% e Lula, 45% no primeiro levantamento do Datafolha do 2º turno

- Publicidade -

Em votos válidos, candidato do PL aparece com 52% contra 48% do presidente; Lula lidera entre os mais pobres e no Nordeste, Flávio vence entre evangélicos e no Sul

A primeira pesquisa Datafolha do segundo turno da eleição presidencial mostra Flávio Bolsonaro (PL) com 49% das intenções de voto, contra 45% de Lula (PT). O levantamento foi encomendado pela Globo e pela Folha de S.Paulo e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Votos em branco, nulos ou em nenhum candidato somam 5%, e os indecisos são 1%.

Continua após a publicidade..

Considerando apenas os votos válidos, que é o critério usado pela Justiça Eleitoral para definir o vencedor, Flávio tem 52% e Lula, 48%.

Entenda o que aconteceu

O Datafolha entrevistou 2.520 pessoas de 16 anos ou mais em todo o país, entre os dias 6 e 7 de outubro. O nível de confiança é de 95%, e a pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-0949/2026. Como a diferença entre os dois candidatos (quatro pontos) é o dobro da margem de erro, o levantamento aponta vantagem numérica de Flávio, mas dentro de um cenário que segue competitivo.

Continua após a publicidade..

 Para onde vão os votos dos candidatos eliminados

Entre os eleitores que votaram em Augusto Cury (Avante), Renan Santos (Missão), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) no primeiro turno, 46% afirmam que agora vão votar em Flávio Bolsonaro. Outros 32% declaram voto em Lula, e 15% dizem que vão votar em branco ou anular.

Onde cada candidato é mais forte

Lula tem vantagem entre eleitores com ensino fundamental (55% a 41%), entre quem tem renda de até dois salários mínimos (52% a 41%), entre católicos (53% a 41%) e no Nordeste (61% a 35%).

Já Flávio abre as maiores diferenças entre os evangélicos (69% a 25%) e na região Sul (58% a 35%).

Voto decidido e motivação do eleitor

Segundo o Datafolha, 94% dos eleitores dizem estar totalmente decididos sobre o voto, enquanto 6% afirmam que ainda podem mudar de ideia. Para 76% dos entrevistados, a escolha é motivada por considerarem seu candidato a melhor opção, e 19% votam principalmente para derrotar o adversário.

O perfil muda de acordo com o candidato. Entre os eleitores de Flávio, 69% dizem votar nele por considerá-lo o melhor e 25% votam para derrotar Lula. Entre os eleitores de Lula, 83% votam por acreditarem que ele é a melhor opção, e 13% para derrotar Flávio.

Entenda o contexto

Esta é a primeira pesquisa Datafolha divulgada no período de segundo turno. No primeiro turno, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Flávio Bolsonaro terminou com 47,03% dos votos, contra 45,16% de Lula, uma diferença de cerca de 2,2 milhões de votos. A votação do segundo turno está marcada para 25 de outubro, e as campanhas concentram agora os esforços na conquista dos eleitores dos candidatos eliminados e dos indecisos.

 

- Publicidade -
Mais lidos
- Publicidade -

Você pode gostar também!