A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18) a denominada Operação Blister visando dar cumprimento 10 (dez) mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral em Vilhena/RO. Iniciada em 2016, a investigação tem como objetivo coibir crimes de corrupção no estado de Rondônia, praticadas por uma organização criminosa sediada na cidade de Vilhena/RO, que atuava principalmente na fraude a licitações da prefeitura municipal.
Segundo as investigações, a organização criminosa possuía estrutura e articulação suficiente dentro de entes públicos para fraudar licitações e auferir vantagem indevidas.
As fraudes em procedimentos licitatórios envolveram a empresa Biocal Comércio e Representações Ltda com a prática de sobrepreço e consequente superfaturamento nas contratações realizadas com a Prefeitura Municipal de Vilhena/RO, as quais tinham como objeto a aquisição de nutrição especializada, medicamentos e materiais penosos destinados a atender as demandas da saúde pública municipal, envolvendo recursos oriundos do SUS.
Os indiciados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de corrupção ativa e passiva (art. 333 e art. 317 do Código Penal), crimes licitatórios (art. 90 e 93 da Lei n. 8666/93 ), lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal).
Cerca de 40 policiais federais participam da ação de hoje, cujos mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Vilhena/RO, Cacoal/RO, Ji-Paraná/RO, Buritis/RO e Porto Velho/RO, além do sequestro de bens e valores dos investigados no montante de até R$ 8.912.383,67 (oito milhões, novecentos e doze mil, trezentos e oitenta e três reais e sessenta e sete centavos).
O termo “Blister” é uma alusão às embalagens de medicamentos que armazenam comprimidos, sendo estes um dos principais itens das licitações fraudadas pela quadrilha investigada.