sexta-feira, maio 17, 2024
23 C
Porto Velho
sexta-feira 17, maio, 2024
- Publicidade -
gorverno pi 79351

Piscicultores cobram protocolo de boas práticas para produção de tambaqui

Mais lidos
Depois de uma maratona de reuniões, visitas em propriedades de cultivo de peixe a comitiva composta por integrantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo do Estado e iniciativa privada realizou um grande encontro para discutir os rumos da cadeia produtiva do peixe. A reunião foi realizada na sexta-feira, em Porto Velho.
 
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), Francisco Hidalgo Farina, deixou claro que o Estado precisa elaborar um manual de boas práticas para a criação do tambaqui de forma economicamente viável e sustentavelmente ecológica. “Não podemos mais ficar aprendendo com os próprios erros. Precisamos trazer para Rondônia o que há de mais novo na produção de tambaqui, que é o nosso principal peixe produzido pelos piscicultores do estado”, alerta o presidente da ACIA.
 
Farina também pontuou na reunião que a Embrapa é o ente mais qualificado para colaborar com a cadeia produtiva na elaboração de um protocolo sanitário e genético para a piscicultura. “A Embrapa, junto com o nosso apoio, da iniciativa privada, pode contribuir muito para profissionalizarmos ainda mais os nossos piscicultores”, argumenta.
 
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Peixe de Ariquemes e Região (Acripar), Edson Sápiras, também defendeu a profissionalização do setor, para que os entraves existentes sejam superados e a piscicultura continue dando bons resultados para a economia rondoniense.  “Uma das formas para isso é a elaboração de um protocolo, através da Embrapa, para que possamos produzir um peixe de excelente qualidade em Rondônia”, lembra.
 
 
A partir desta reunião, a expectativa dos produtores de peixe é de que o Governo de Rondônia e os demais órgãos envolvidos neste cenário colaborem para o manejo adequado da piscicultura.
 
 
Participaram da reunião representantes do Governo de Rondônia, MAPA, Idaron, Emater, Sedam, Seagri, Fapero, Embrapa, Diagro, UFMG, USP, Acripar, ACIA e iniciativa privada.
- Publicidade -
gorverno pi 79351
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo