No próximo sábado, dia 28 de janeiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará uma ação integrada com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de conscientização da importância do enfrentamento ao trabalho escravo. O evento faz parte do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e ocorre em todo o Brasil.
Os condutores que passarem pela na 1° Delegacia da PRF, no quilômetro 698 da Br 364, em Porto Velho/RO, entre as 8h e 18h, serão orientados sobre o assunto. Na oportunidade serão distribuídos materiais informativos e apresentado Cinema Rodoviário obre o tema. A proposta do comando é importante para sensibilizar a todos de que este problema existe, é crime, e que precisa do esforço de toda a sociedade para a sua erradicação.
O conceito de trabalho escravo está descrito no artigo 149 do Código Penal Brasileiro, caracterizado por condições degradantes de trabalho, jornada exaustiva, trabalho forçado e servidão por dívida
Segundo dados divulgados pelo MTE, em 2015, o Brasil resgatou mais de mil trabalhadores do trabalho análogo ao escravo, e em 2016, cerca de 660 pessoas foram resgatadas em todo o Brasil.
Evento : Comando de alerta ao combate ao trabalho análogo à escravidão.
Dia-Hora : 28.01.2017 a partir das 8horas até as 18 horas
Local : Br 364, km 698, Porto Velho-RO
Assessoria de Comunicação/ PRF Rondônia