quinta-feira, abril 18, 2024
26 C
Porto Velho
quinta-feira 18, abril, 2024
- Publicidade -
ASSEMBLEIA

Uma luta icônica

Mais lidos

Uma luta icônica

Foi em 1974 que ocorreu uma das lutas mais conhecidas e marcantes do século XX, protagonizadas pelos lutadores Mohammad Ali e George Foreman.  Sendo uma luta de boxe que movimentou a população na época com torcidas, apostas e entretenimento. Tornando-se presente até nos dias de hoje. 

Após quase 50 anos dessa ocorrência, este dia ainda é reconhecido por muitos fãs da modalidade do boxe. Foi no dia 30 de Outubro do ano de 1974 que Mohammed Ali se consagrou campeão mundial dos pesos-pesados ao nocautear o americano George Foreman em Kinshasa.

A grande luta

A luta ocorreu no Zaire, atualmente conhecido como Congo, em Kinshasa, onde os organizadores fizeram com que a hora da mesma pudesse estar de acordo com o horário nobre dos Estados Unidos e ser transmitido para toda a população.

Foreman era conhecido pelos seus golpes fortes e Ali com sua maneira de ser ágil nos ringues. Ao princípio o campeão George foi concedendo golpes a Ali, que manteve sua defesa recuando-se, tendo como intuito de cansar a Foreman que vinha sempre para o ataque.

A tática adotada por Mohammed foi fazendo efeito, o mesmo foi recuando-se a cada round e cansando cada vez mais a George que seguia golpeando em modo ataque, mas foi no oitavo round, que Ali desencadeou golpes rápidos e diversos, onde deixou Foreman, que já estava exausto, totalmente decomposto.

E então com um golpe cruzado de esquerda e direita, Ali conseguiu nocautear Foreman, onde permaneceu no chão por dez segundos na contagem do árbitro que finalizou a partida dois segundos depois.

Esta luta histórica foi inspiração para muitos, gerando livros e documentários, onde um deles foi ganhador do Oscar (Quando Éramos Reis) dirigido por Leon Gast. Ali ficou marcado por sua grande tática e agilidade, fora a carga social e política que carregava em si mesmo involuntariamente, onde já passou por momentos políticos conturbados, obtendo como resultado a perda da licença para lutar e sofreu ameaça de ser enviado para prisão anos antes da grande luta.

Dois grandes nomes reconhecidos mundialmente pela incrível carreira no boxe, que após suas lutas, seguiram trajetórias distintas. Mohammed Ali deixou os ringues em 1981, onde seguiu realizando viagens internacionais, vinculando seu nome a produtos e marcas esportivas, conseguindo então fundar seu museu em sua cidade natal. Acabou desenvolvendo a doença de Parkinson e faleceu em 2016, com 74 anos.

Já George Foreman deixou sua carreira de boxeador em 1977, mas retornou em 1987 aos 38 anos, onde conseguiu lutar em alto nível e ganhar em 1994 o título mundial. Tornou-se pastor no Texas e criou sua marca de uma linha de aparelhos domésticos, ficando cada vez mais rico.  

A luta ficou registrada e é mencionada até nos dias de hoje em plataformas online, usada como exemplo de superação, força e habilidade. Ambos lutadores são exemplos para todos pois além de serem esportistas, são grandes exemplos de história de vida, cada um com sua singularidade dentro e fora do ringue, sendo respeitados mundialmente por todo o século. 

- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 970X250
- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 300X250

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo