VEREADORES DE SANTA LUZIA PEDE A SUSPENSÃO DE UMA DAS VACINAS CONTRA AFTOSA EM RONDÔNIA

24x31 banner gov

Os vereadores de Santa Luzia D’oeste, Aldair (PT), Nei (DEM) e Laercio (PP), estiveram no gabinete do Presidente do IDARON, Anselmo de Jesus, solicitando atendimento aos pecuaristas em relação às vacinas contra aftosa que é obrigatório duas vezes por ano. A proposta dos vereadores é que suspenda uma das vacinas uma vez que não temos mais o foco da doença no Estado desde o ano de 1999, como ocorre em outros Estados da federação onde o foco da doença já foi eliminado.

Segundo informações do próprio IDARON, Rondônia possui o 6º maior rebanho do país totalizando 13 milhões e 700 mil cabeças de gado, distribuído em 94 mil propriedades rurais, sendo gado de corte e leiteiro, e o Estado de Rondônia garante 10% da exportação de carne do país, na região norte lidera a maior produção de leite e é o maior produtor de Queijo Mussarela do Brasil.

“A vacinação bovina contra aftosa atinge 99% do gado rondoniense, há mais de 18 anos não há casos de aftosa no Estado”, afirmou o presidente do IDARON. Segundo o vereador Nei, se suspendermos uma das vacinas, o gado continua imunizado contra a doença e evita que os pecuaristas estresse os animais sem necessidade, principalmente as fêmeas prenhe, uma vez que não tem mais o foco da doença fato que justifica a suspensão. Os vereadores informaram ao presidente do IDARON que Estados como Santa Catarina não realiza mais a vacinação contra Aftosa, uma vez que não existe mais o vírus no Estado, e estes ainda garantem a participação na exportação de carne para os EUA e Japão.

Fonte. Assessoria

Redação. Sinval A. Gonçalves DRT. 1437

24x31 banner gov

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
airton

airton

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site