sexta-feira, abril 11, 2025
- Publicidade -

Centro do Autismo receberá equipamentos tecnológicos

Mais lidos

Os recursos foram assegurados pelo deputado estadual Cirone Deiró

O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) confirmou a viabilização de R$ 100 mil reais para o Centro do Autismo, para a aquisição de equipamentos tecnológicos. Ele fez o compromisso também, de assegurar os investimentos necessários para a construção de um prédio próprio para a entidade, assim que a Prefeitura definir a área, onde será executada a obra. A lei que garante isenção da taxa de inscrição para PCDs, em eventos esportivos de Rondônia, também está entre as iniciativas do deputado, em favor das pessoas com deficiência.

Continua após a publicidade..

As informações foram confirmadas, durante encontro realizado no último dia 2, em comemoração ao Dia Mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento foi organizado pelo Centro de Autismo e contou com a participação de autistas de várias idades, familiares e autoridades municipais, além de outras pessoas envolvidas com a causa. Um dos pontos ressaltados durante os discursos dos participantes, foi o de que o autismo afeta meninos e meninas, além de jovens, adultos e idosos, já que o diagnóstico pode ser precoce ou tardio. O encontro foi considerado pelos organizadores, como um avanço, quanto as políticas públicas dos autistas e o fortalecimento do vínculo com a sociedade.

O Dia do Autismo também foi lembrado, durante a Corrida da Integração, promovida pelo 4º Batalhão da Polícia Militar, neste domingo (6). Segundo a mãe atípica Ana Rubia Menezes, o autismo afeta uma a cada 36 crianças nascidas no mundo. Com os avanços da medicina e o aumento do número de profissionais especializados, o diagnóstico tem se tornado mais acessível, o que permite que mais pessoas com autismo participem, com mais qualidade e frequência, das diversas atividades sociais. Ainda assim, o desafio enfrentado é considerado enorme. A desinformação continua sendo uma das maiores barreiras para a construção de uma convivência harmoniosa entre pessoas típicas e atípicas. “Hoje, este evento promovido pela segurança pública de Cacoal, representa mais do que uma corrida, é uma demonstração concreta de inclusão, respeito e acolhimento às pessoas com autismo”, afirmou Ana Rúbia, durante a abertura da Corrida da Integração.

Continua após a publicidade..

Texto: Eli Batista
jornalista

- Publicidade -
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo