PSDB lidera em cidades populosas e MDB, nos pequenos municípios; veja saldo de prefeituras levando em conta o número de habitantes

Propaganda do ar

Levantamento mostra que PSDB irá governar 9 cidades com mais de 300 mil habitantes. Já o MDB comandará mais prefeituras de cidades com até 50 mil pessoas. PSD lidera na faixa de municípios de 50 mil a 300 mil habitantes. Dados são do 1º turno de 2020.

Um levantamento feito pelo G1 com dados do 1º turno de 2020 mostra que o PSDB continua liderando o número de prefeituras em cidades populosas, embora tenha registrado quedas em municípios menos populosos. Também em baixa, o MDB perdeu prefeituras, mas ainda lidera no grupo de cidades pouco populosas. Os dois partidos foram os que mais perderam prefeitos eleitos, enquanto DEM e PP ampliaram o número de prefeituras.

Já o PSD ultrapassou o PSDB e o MDB e passou a ser o partido com mais prefeituras nos municípios onde vivem de 50 mil a 300 mil habitantes. A análise considera o partido dos prefeitos eleitos no 1º turno de 2016 e de 2020 e também a estimativa da população do IBGE.

Noventa e cinco cidades do Brasil têm mais de 200 mil eleitores – o que possibilita a realização de 2º turno caso um dos candidatos não obtenha mais de 50% dos votos válidos. Nestas eleições, 57 cidades terão segundo turno, sendo que 18 são capitais.

2020: Prefeitos eleitos no 1º turno por tipo de município — Foto: Datawrapper / Gabriela Caesar

2020: Prefeitos eleitos no 1º turno por tipo de município — Foto: Datawrapper / Gabriela Caesar

Por enquanto, o PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos nos municípios mais populosos, com mais de 500 mil habitantes. A sigla tucana já ocupava essa posição em 2016 e manteve o mesmo resultado em 2020: quatro prefeitos eleitos. O dado se refere ao 1º turno de ambas as eleições.

Neste grupo de cidades, seis partidos conseguiram se sair melhor do que no primeiro turno de 2016: MDB, DEM, PP, PSD, PL e Podemos. Cada um ganhou uma prefeitura a mais – exceto o MDB, que ganhou duas. Apenas o PSB registrou saldo negativo.

2016 x 2020: municípios com mais de 500 mil habitantes — Foto: Datawrapper / Gabriela Caesar

2016 x 2020: municípios com mais de 500 mil habitantes — Foto: Datawrapper / Gabriela Caesar

Já nos municípios de 300 mil a 500 mil habitantes cinco partidos apresentaram mais conquistas nestas eleições: DEM, PSD, Solidariedade, Cidadania e PP. DEM e Solidariedade não elegeram prefeitos no 1º turno de 2016 e agora conquistaram dois. PSD passou de uma prefeitura para três. Cidadania e PP ganharam uma prefeitura.

Seis partidos perderam prefeitos neste grupo: PSDB (-3), PSC (-2), MDB (-2), PV (-1), PT (-1) e PSB (-1). O PSDB, porém, continua com o maior número de prefeituras conquistadas nesse grupo (5).

Propaganda do ar

Como você avalia a gestão do Governo Marcos Rocha?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Almi Coelho

Almi Coelho

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site