sexta-feira, abril 11, 2025
- Publicidade -

Batalhão de Polícia Ambiental realiza operação contra crimes ambientais em Nova Mamoré

Mais lidos

Entre os dias 17 e 28 de fevereiro, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Rondônia participou de uma operação conjunta no Parque Nacional de Pacaás Novos e na Terra Indígena Uru Eu Wau Wau, no município de Nova Mamoré. A ação, realizada em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), teve como objetivo coibir invasões ilegais, desmatamento e outras atividades criminosas na região.

Durante a operação, as equipes de fiscalização constataram o desmatamento ilegal de aproximadamente 100 hectares de floresta nativa. Segundo as autoridades, a área estava sendo desmatada e limpa para futura ocupação e plantio de capim, visando à criação de animais. O desmatamento foi identificado por meio de imagens de satélite e, diante das evidências, a área foi embargada conforme prevê a legislação ambiental vigente.

Continua após a publicidade..

Em uma trilha de aproximadamente 2.500 metros dentro da Terra Indígena Uru Eu Wau Wau, os agentes localizaram um acampamento clandestino, com um barraco coberto de palha e lona, utilizado como base para atividades ilegais. No local, foram apreendidos uma espingarda, sete munições intactas de calibre 32, três motosserras, uma bateia de garimpo e um galão com combustível. Nenhum suspeito foi encontrado.

O ICMBio realizou a inutilização do barraco, da bateia de garimpo e do combustível. As motosserras e demais materiais foram apreendidos e encaminhados para a base do Parque Nacional de Pacaás Novos. A documentação administrativa da ocorrência foi registrada e encaminhada à Delegacia da Polícia Federal de Guajará-Mirim, que seguirá com as providências legais cabíveis.

Continua após a publicidade..

A operação reforça o compromisso das forças de segurança e das instituições ambientais na proteção das unidades de conservação e dos territórios indígenas, combatendo crimes ambientais e garantindo a preservação da biodiversidade de Rondônia.
Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas anonimamente às autoridades competentes.

- Publicidade -
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo