Na tarde de domingo (16), a Polícia Militar de Rondônia prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo após uma denúncia de ameaça registrada durante a 17ª Corrida Nacional de Jericos Motorizados, em Alto Paraíso. A arma, uma pistola Taurus PT 92 calibre 9mm, foi encontrada no banco de trás de uma caminhonete Hilux, junto com três carregadores e diversas munições de calibres variados.
A guarnição foi acionada inicialmente para verificar um caso em que o suspeito teria sacado uma arma e ameaçado várias pessoas em uma barraca no evento. Ao chegar ao local, os policiais constataram que ele já havia deixado a área. No entanto, por volta das 18h, uma nova denúncia indicou que o homem havia retornado ao evento, agora dirigindo uma caminhonete.
Durante a abordagem ao veículo, os policiais não encontraram irregularidades. Porém, a nora do suspeito informou que ele havia chegado ao local em outra caminhonete, uma Hilux, onde a arma foi localizada. Questionado, o homem alegou ser Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) e que havia esquecido a arma e as munições no veículo após um treinamento no clube de tiro CT Hunter, em Ariquemes, no último dia 11. No entanto, ele não apresentou o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF) para a pistola nem para as cápsulas de calibre .380, que afirmou ter recolhido por engano no clube de tiro.
A abordagem ocorreu em um local com grande fluxo de pessoas, aumentando o risco de furto da arma ou acidentes. Diante da situação, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes para as providências legais.