quinta-feira, março 20, 2025
- Publicidade -

Operação “CERES1”: BPA e IBAMA autuam propriedade rural por irregularidades no armazenamento de defensivos agrícolas

Mais lidos

Na manhã do dia 18 de fevereiro de 2025, uma operação conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) resultou na autuação de uma propriedade rural localizada no município de Cerejeiras. A ação fez parte da Operação “CERES1”, voltada ao combate a ilícitos ambientais, especialmente no que se refere à fiscalização de produtos químicos como fungicidas, herbicidas e defensivos agrícolas.

As equipes em atuação conjunta seguiram até uma propriedade na zona rural do município de Cerejeiras, onde constatou irregularidades no armazenamento de defensivos agrícolas e a destinação inadequada de embalagens de agrotóxicos. Os fiscais do IBAMA verificaram que o local armazenava diversos produtos de forma irregular, além de descartar inadequadamente cinco embalagens vazias, em desacordo com as normas ambientais vigentes.

Continua após a publicidade..
Agentes especializados em fiscalização ambiental

As infrações configuram violação ao §2º do artigo 41 do Decreto Federal nº 14.785/2023, bem como infração penal prevista no artigo 56 da Lei Federal nº 9.605/98, que trata da manipulação indevida de substâncias tóxicas ou perigosas. Também foram identificadas infrações administrativas nos termos do artigo 64 do Decreto Federal nº 6.514/2008.

O armazenamento inadequado e a destinação irregular de defensivos agrícolas representam riscos ambientais e à saúde pública, podendo causar contaminação do solo e dos recursos hídricos, além de intoxicação de trabalhadores rurais e danos irreversíveis à fauna e flora locais. Essas práticas também comprometem a segurança alimentar e sanitária da população, configurando um grave atentado ao meio ambiente.

Continua após a publicidade..

A Polícia Militar Ambiental reafirma seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a garantia do cumprimento das normas vigentes, assegurando a devida responsabilização de infratores para a preservação ambiental e a segurança pública.

Armazenamento de defensivos agrícolas, destinação e manuseio inadequado de agrotóxicos
- Publicidade -
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo