A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), a Operação Acesso Facilitado, com o objetivo de combater a extração ilegal de madeira e de minérios nas Terras Indígenas Terra Indígena Roosevelt e Terra Indígena Parque Aripuanã, localizadas na região de Espigão d’Oeste.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
De acordo com as investigações, um grupo criminoso é suspeito de atuar na retirada e comercialização ilegal de madeira, além da extração clandestina de minérios em terras pertencentes à União.
A apuração aponta que dois investigados exerciam o papel de facilitadores do esquema, permitindo o acesso de exploradores às áreas protegidas em troca de vantagens financeiras.
A Polícia Federal informou que as buscas têm como objetivo apreender documentos, aparelhos eletrônicos e registros financeiros que possam ajudar a identificar a estrutura da organização criminosa e a extensão dos crimes investigados.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de extração ilegal de recursos florestais em terras públicas, usurpação de bens da União, associação criminosa e lavagem de capitais.
A Operação Acesso Facilitado reforça o trabalho das forças de segurança no combate aos crimes ambientais e à exploração ilegal de recursos naturais em terras indígenas de Rondônia.

