A Câmara de Ariquemes aprovou na segunda sessão ordinária do ano, o projeto de lei Nº2515/17, de autoria do vereador Renato Padeiro (PDT), que incentiva o plantio de plantas repelentes.
De acordo com o autor do projeto, fica a cargo do poder público municipal, o incentivo, plantio e a distribuição de mudas à população, das espécies Citronela e Crotalária, sendo que as mesmas servem de repelente natural contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.
Ao usar a tribuna da casa de leis para defender seu projeto, o Vereador Renato Padeiro, disse que, estudos realizados provam que essas espécies, são verdadeiras armas de combate a mosquitos, borrachudos, e principalmente o Aedes Aegypti. Sendo que uma planta é capaz de repelir em um raio de 50 metros quadrados.
“Em cidades que adotaram as espécies, não houve registros de reações alérgicas, ou qualquer outro tipo de problemas de saúde, como pode ocorrer com outros métodos de extermínio dos mosquitos, isso, por se tratar de um repelente natural, por isso, a importância do cultivo dessas plantas na cidade de Ariquemes”, concluiu Padeiro.
O projeto foi aprovado por 12 votos, com uma ausência.
Decom/Cma