Em um evento realizado neste sábado (28), foi apresentado dois novos aviões do modelo Air Tractor, contratados para fortalecer a brigada aérea de combate aos incêndios florestais, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). Com capacidade para 2 mil litros d’água e quatro combates por hora. As aeronaves se destinam a atuar nas regiões prioritárias de incêndios florestais, que vão ser definidas em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), nas operações Temporã, fase 1 e 2 que atuam no Parque Estadual Guajará-Mirim e na Estação Ecológica Soldado da Borracha.
O governador Marcos Rocha destacou a importância dos aviões para o combate eficaz aos incêndios florestais, “ assim estamos ampliando a capacidade de resposta do estado diante das emergências ambientais, em especial, em locais de difícil acesso e em apoio aos bombeiros e brigadistas em solo; que tem feito um grande esforço para chegar nas áreas afetadas”.
A contratação das 800 horas de voo incluiu, além dos aviões Air Tractor, o aluguel de dois helicópteros, que se unem ao Falcão 02 da Gerência de Aviação (Gave) da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). O governador ressaltou, ainda que, “os incêndios estão sendo controlados, demonstrando o empenho do governo de Rondônia em ampliar e fortalecer as ações de combate aos incêndios florestais”.
Além do reforço da frota da brigada aérea do Corpo de Bombeiros, o governo abriu inscrições para o edital do processo seletivo para contratação de 126 brigadistas temporários, que atuarão em conjunto com os bombeiros militares no combate aos incêndios florestais, em todo o Estado.