Nesta sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025, Ji-Paraná deu um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável e estratégico com a sanção da Lei nº 3.740, que criou o Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de Ji-Paraná, denominado Avança Ji-Paraná. A assinatura da lei aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, com a presença do prefeito Affonso Cândido e do presidente do conselho, Gederson Vigatti.
A criação do Avança Ji-Paraná surgiu com a missão de promover debates e apresentar soluções inovadoras para o crescimento da cidade, reunindo mais de 30 instituições que representam os mais variados setores da sociedade. O movimento recebeu aprovação da Câmara Municipal na última quinta-feira (25), e a sanção da lei foi considerada um marco histórico para o município.
O prefeito Affonso Cândido fez questão de destacar o compromisso assumido durante sua campanha. “Fiz um compromisso de campanha e agora estou cumprindo. O Avança Ji-Paraná será um conselho municipal que vai discutir o presente e o futuro da nossa cidade. Somos a primeira cidade de Rondônia a reunir mais de 30 instituições de todos os setores para buscar as soluções que precisamos”, disse o prefeito, reforçando a importância da iniciativa para o desenvolvimento local.
O presidente do Avança Ji-Paraná, Gederson Vigatti, também comemorou a criação do conselho e ressaltou o significado histórico do momento. “É um marco histórico. Estamos felizes pela criação do conselho, que há cinco anos vem sendo aguardado pelos mais de 180 membros do conselho. Esse é um momento que representa a união de esforços para o bem da cidade”, afirmou Vigatti.
Para o vereador André Moreira, que fez parte da diretoria provisória do Avança Ji-Paraná e foi ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a criação do conselho representa o fim de um longo período de espera. “Foram anos de trabalho intenso e de grandes expectativas. Hoje, com a sanção da lei pelo prefeito Affonso Cândido, vemos o resultado de um trabalho que tem tudo para trazer grandes mudanças para Ji-Paraná”, declarou o vereador.
Atualmente, o Avança Ji-Paraná já conta com mais de 160 participantes, a maioria dos quais já está integrada às câmaras setoriais. Esses grupos, que abrangem áreas como Agronegócio, Desenvolvimento Econômico, Educação e Cultura, Eficiência na Administração Pública, Planejamento e Mobilidade Urbana, Saneamento e Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Ação Social, terão papel fundamental na construção de políticas públicas e na implementação de ações estratégicas para o futuro da cidade.
Com a sanção da Lei nº 3.740, a diretoria provisória do movimento terá um prazo de 180 dias para convocar novas eleições e estruturar as câmaras setoriais. O objetivo é garantir uma participação efetiva da sociedade civil, do setor produtivo e do poder público na construção de soluções para os desafios locais.
O Avança Ji-Paraná não se limita apenas ao debate de soluções para os problemas da cidade. Seu objetivo é criar um ambiente propício para a participação ativa da população em todas as esferas do desenvolvimento. A ideia é fomentar o crescimento econômico e social de maneira sustentável, unindo forças para superar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem ao longo do caminho.
A expectativa é que, com a estruturação e funcionamento das câmaras setoriais, Ji-Paraná se torne um modelo de desenvolvimento para o estado de Rondônia. A cidade, agora, terá a oportunidade de repensar sua trajetória, ouvir a população e implementar as mudanças necessárias para um futuro mais próspero e sustentável.
Com o lançamento do Avança Ji-Paraná, a cidade entra em uma nova era, marcada pela união entre sociedade, poder público e setor privado, em busca de um futuro mais justo e inovador.
Por Rose Lopes – Alerta Rondônia