O governo de Rondônia intensifica as ações de segurança para o Carnaval 2025. O planejamento estratégico da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) inclui reforço no policiamento ostensivo, uso de tecnologia e integração entre diversas forças de segurança, visando proteger a população e manter a ordem durante as festividades.
O governador Marcos Rocha enfatizou que a PMRO contará com apoio de unidades especializadas, como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação (BPTar). “As ações conjuntas das forças de segurança e demais instituições fortalecem a segurança ao cidadão”, declarou.
Ação integrada
A operação contará com a participação da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Também estarão envolvidos órgãos municipais, como a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), além de Conselhos Tutelares e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), para garantir a proteção de crianças e adolescentes.
De acordo com o comandante-geral da PMRO, coronel PM Régis Braguin, a Corporação fará uso de tecnologia avançada para reforçar a segurança. “Drones permitirão o monitoramento aéreo em tempo real, ajudando na rápida resposta a emergências. Além disso, os totens eletrônicos serão fundamentais para identificar suspeitos e prevenir crimes em meio à multidão”, afirmou.
Dicas de segurança
Além do reforço policial, a PMRO orienta a população a tomar alguns cuidados essenciais para evitar incidentes durante os dias de folia:
- Evitar levar objetos de valor ou usar bolsas cruzadas ao corpo;
- Manter atenção em locais com grande aglomeração;
- Evitar áreas isoladas ou pouco iluminadas;
- Evitar empurra-empurra para prevenir brigas e confusões;
- Manter a calma em situações de conflito e buscar apoio da polícia ou agentes de segurança;
- Não se afastar do grupo de amigos e redobrar os cuidados com crianças e idosos;
- Evitar o consumo excessivo de álcool.
Com essas medidas, o governo de Rondônia busca garantir um Carnaval seguro e tranquilo para todos.