quarta-feira, novembro 20, 2024
- Publicidade -
Pna Novembro 2924 (DUPLICAR)

Ji-Paraná Enfrenta Crise no Transporte de Saúde: Ambulâncias Sem Condições Colocam Vidas em Risco

Mais lidos

Ji-Paraná, uma das principais cidades de Rondônia, com mais de 130 mil habitantes, enfrenta uma crise no transporte de pacientes de emergência. Denúncias enviadas ao portal Alerta Rondônia revelam que as ambulâncias do Hospital Municipal estão em condições precárias, comprometendo a segurança de pacientes, motoristas e equipes de enfermagem.

Conforme os denunciantes, os problemas incluem pneus carecas, falta de manutenção regular e veículos que já ultrapassaram os 10 mil quilômetros sem a devida troca de óleo ou revisões mecânicas. Com esses problemas, as ambulâncias tornam-se incapazes de trafegar com segurança, especialmente em deslocamentos de longa distância, como para Porto Velho e Cacoal, que recebem frequentemente pacientes graves de outros município.

Continua após a publicidade..

“Estamos carregando vidas, mas a situação dos veículos é um risco constante. Não temos condições de trabalho. Já informamos ao diretor de transporte, mas ele não consegue resolver porque as oficinas dizem que a Prefeitura não paga as manutenções”, afirma um motorista que preferiu não se identificar.

A situação é ainda mais preocupante considerando a importância estratégica de Ji-Paraná como polo regional de saúde. A cidade atende não apenas sua própria população, mas também pacientes de municípios vizinhos e distritos. Com o aumento de acidentes na BR-364 e casos que exigem transporte para unidades de alta complexidade, a demanda por ambulâncias operacionais é crítica de Bibi Coelho.

Continua após a publicidade..

Uma reunião recente entre motoristas e o diretor de transporte não trouxe soluções. De acordo com relatos, 90% dos motoristas estão insatisfeitos, mas evitam manifestações públicas por medo de represálias. Enquanto isso, a frota continua a operar em condições que colocam vidas em risco.

O portal Alerta Rondônia tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Ji-Paraná para esclarecimentos, mas até o fechamento desta matéria, não recebeu respostas.

Diante da gravidade da situação, a população e os profissionais de saúde clamam por apoio político para a renovação da frota de ambulâncias. A crise expõe não apenas falhas administrativas, mas também o descaso com a saúde pública.

O Alerta Rondônia continuará acompanhando o caso e cobrando respostas das autoridades responsáveis. A renovação das ambulâncias e a regularização dos pagamentos às oficinas são medidas urgentes para garantir o direito básico à saúde e à segurança de todos os envolvidos.

Por Almi Coelho DRT 1207 RO /Alerta Rondônia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Pna Novembro 2924 (DUPLICAR)
- Publicidade -
ótica

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo