Ação realizada por colaboradores da Águas de Ariquemes promoveu a conexão interna do imóvel à rede de abastecimento e ampliou o acesso à água potável
Levar saneamento para dentro de casa também é uma forma de cuidar de pessoas. Em Ariquemes, uma ação do Programa Voluntariado da Águas de Ariquemes conectou mais uma família à rede de abastecimento de água tratada, promovendo mais qualidade de vida e segurança para a dona Carmelita.
A atividade foi realizada por colaboradores voluntários da concessionária, que fizeram a conexão interna do imóvel ao sistema de abastecimento. Antes da intervenção, a moradora utilizava água de poço e relatava preocupação com a qualidade da água na região, onde há presença de poços e fossas.
Para o agente de saneamento Jhonatan Coradelli, que participou da ação, contribuir diretamente para que a família tivesse acesso à água tratada tornou o trabalho ainda mais significativo.
“Ela usava um poço que vem contaminado, foi gratificante trazer uma água de qualidade, potável, pra residência dela. Foi essencial fazer esse serviço voluntário pra uma pessoa que tem vidas dentro da casa ali, que precisa de uma água boa, tratada, e isso, pra mim, foi muito importante”, destaca.
A ação faz parte do Programa Voluntariado, iniciativa que incentiva os colaboradores a compartilharem seus conhecimentos e talentos em atividades que geram impacto positivo na comunidade.
Segundo Tânia Olinda, responsável por Responsabilidade Social da Águas de Ariquemes, o trabalho representa justamente a conexão entre a empresa e as pessoas.
“O Programa Voluntariado, ele conecta vidas, são os nossos colaboradores trazendo mais saúde e qualidade de vida pra população. É o momento onde a gente compartilha também os nossos talentos. Hoje estamos aqui na casa da dona Carmelita, fazendo a conexão interna dela, conectando a rede de água tratada a mais um imóvel, levando mais saúde, mais qualidade de vida, porque esse é o objetivo do Programa Voluntariado, conectar a concessionária à comunidade”, explica.
Para Carmelita Dantas, a chegada da água tratada representa uma mudança importante em sua rotina. A moradora conta que já precisava comprar água para consumo e que tinha preocupação com a utilização da água de poço.
“Eu me sinto bem, porque eu já estou comprando água para beber. Tendo uma água assim, é muito melhor. Aqui eu acho que tem muitos poços e muitas fossas, e é muito perigosa essa água do poço”, relata.
Além da conexão à rede, a realização da parte interna do imóvel foi fundamental para que a moradora pudesse efetivamente ter acesso ao serviço. Segundo Carmelita, as condições financeiras não permitiriam que ela realizasse a adequação por conta própria.
“Não tinha como fazer. Ainda mais numa fase que eu estou passando, não tinha jeito. Deus mandou vocês aqui para nós conversarmos e dar tudo certo. Eu agradeço muito”, afirma.
A iniciativa reforça o papel do saneamento básico na promoção da saúde e da qualidade de vida e mostra como o trabalho voluntário pode transformar realidades de forma concreta. Para os colaboradores envolvidos, mais do que executar um serviço, a ação representa a oportunidade de aproximar o saneamento das pessoas e fazer parte de uma mudança que começa dentro de casa.

