O hospital servirá para a formação de profissionais da área da saúde, pesquisas e atendimento à população
No encontro, foi discutida uma futura parceria para a implantação do Hospital Universitário (HU). Essa é uma demanda de anos que nunca avançou, mas, agora, o prefeito Léo Moraes está articulando para, com o apoio do governo federal, finalmente alcançar uma solução para ampliar a qualidade dos cursos da área de saúde e os serviços e atendimento à sociedade.
Durante o encontro, que contou também com a presença do secretário da Secretaria Municipal da saúde (Semusa), Jaime Gazola, foram abordadas alternativas para a criação do hospital que representará uma expansão das possibilidades de ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde na região, além de estreitar a ligação entre a universidade e a comunidade. A ideia é que outros órgãos e instituições também participem dessa implantação.
De acordo com a Unir, o Hospital Universitário será um centro voltado para a formação de profissionais da área da saúde, oferecendo um ambiente de aprendizado prático e realista para os estudantes de medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição e outras áreas da saúde por meio das parcerias com as universidades privadas.
Hospital funcionará como um centro de referência para o atendimento à população
Vale destacar que a unidade também servirá como campo de estágio, possibilitando aos alunos a vivência direta com pacientes, sob a supervisão de profissionais qualificados, integrando teoria e prática em um ambiente acadêmico de ponta.
Ainda segundo a Unir, a ideia é que com a criação do Hospital Universitário, funcione como um centro de referência para o atendimento à população, oferecendo serviços médicos de qualidade, especialmente em áreas que, muitas vezes, têm pouco acesso a cuidados especializados.
De acordo com o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, o Hospital Universitário trará benefícios para os estudantes e em especial aos moradores da capital.
Outras reuniões estão marcadas pelos próximos dias para os ajustes finais desta parceria. No ano passado, uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), especializada na implantação e gestão de equipamentos de saúde, em particular, hospitais universitários, esteve em Porto Velho com o objetivo de avaliar a viabilidade da implementação do HU na capital.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)