Ação foi realizada no último sábado, em Nova Brasilândia, em parceria com a Fhemeron e apoio da Semusa
Iniciativa acontece todos os anos, para possibilitar a doação em Nova Brasilândia D’Oeste, município que não conta com banco de sangue (Assessoria/CrediSIS)
Ação itinerante proporcionou a oportunidade para pessoas que já são doadores recorrentes, mas especialmente aqueles que escolheram doar pela primeira vez. (Assessoria/CrediSIS)
Mais de 130 bolsas de sangue foram arrecadadas durante a campanha de doação promovida pela CrediSIS CrediBrás, cooperativa filiada ao Sistema CrediSIS, no último sábado (1º), em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) e apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semusa) de Nova Brasilândia D’Oeste.
A diretora Administrativa e Risco da CrediSIS CrediBrás, Mirian Silva, ressaltou que esta foi a terceira edição da campanha e que a iniciativa acontece para possibilitar a doação de sangue dos moradores de Nova Brasilândia.
“Nosso município não possui um banco de sangue e os moradores acabam tendo que se deslocar até Rolim de Moura para fazer a sua doação. Então trazemos essa ação, essa já é a terceira edição de coleta, o que mobiliza nossa cidade e toda região”, declarou a diretora da CrediBrás.
No total, foram arrecadadas 137 bolsas de sangue, que já estão à disposição da população no banco da Fhemeron. A ação itinerante proporcionou a oportunidade para pessoas que já são doadores recorrentes, mas especialmente aqueles que escolheram doar sangue pela primeira vez. O doador Josiel Soares compartilhou a sua motivação.
“Escolhi doar sangue para poder ajudar as pessoas que estão necessitando e fazer o bem para essas pessoas que tanto precisam. Saber que uma pequena ação minha pode salvar vidas é algo gratificante”, explicou Josiel.
A iniciativa aconteceu na Escola Estadual Aurélio Buarque de Holanda, das 8h às 17h, em parceria com a Fhemeron, por meio do Hemocentro de Rolim de Moura, e apoio da Semusa de Nova Brasilândia D’Oeste.
“Essa ação fortalece o nosso estoque de sangue a nível de estado e a CrediSIS é uma parceira fundamental para que essa coleta seja realizada com muito êxito. É uma parceira que faz jus ao nome”, afirmou Reginaldo Martins, gerente regional da Fhemeron em Rolim de Moura.
A doação de sangue é um ato singular e de amor, capaz de transformar e salvar vidas. Uma única bolsa de sangue, de apenas 400 ml, pode salvar até quatro pessoas que estão passando por tratamentos e intervenções médicas de grande complexidade.
“Eu comecei a doar sangue quando meu filho nasceu e ele precisou de sangue. Comecei a doar e estou até hoje, com 35 doações. É um ato muito importante, porque salva vidas, como salvou a do meu filho”, lembrou José Rufino da Silva, que foi homenageado, ao realizar sua 35ª doação de sangue.
Antes de chegar à coleta, os doadores passaram por um percurso detalhado que incluiu o cadastro, triagem, aferição de pressão arterial, peso e altura, consulta clínica, lanche antes e depois da doação, coleta e repouso. Além disso, foram fornecidas orientações sobre os cuidados antes e depois do procedimento, assegurando a saúde e segurança de todos os participantes.