quinta-feira, março 28, 2024
28 C
Porto Velho
quinta-feira 28, março, 2024
- Publicidade -
ASSEMBLEIA

Menstruação atrasada? Veja aqui as possíveis causas para esse sintoma

Mais lidos

Existem várias causas para menstruação atrasada que nem sempre está relacionado à gravidez. 

Esse sintoma pode durar até 2 meses, passando desse período, é importante que a mulher consulte um ginecologista para verificar a causa do sintoma.

No entanto, quando associado a enjoos e tontura após relação sexual sem proteção, saiba que este pode ser um sinal de gravidez que ocorre quando a mulher está em seu período fértil.

Veja a seguir as principais explicações para menstruação atrasada, um sintoma que pode estar relacionado às alterações hormonais e sinais de estresse que afetam o corpo como um todo.

Mudanças na alimentação e estilo de vida

As mudanças na alimentação podem causar o atraso da menstruação, principalmente para quem faz dietas muito restritivas com redução de nutrientes.

O consumo alto de alimentos que diminuem o fluxo do ciclo menstrual também traz a sensação de atraso na menstruação, pela pouca quantidade de fluxo.

Já os exercícios físicos em excesso podem aumentar a prolactina, um hormônio capaz de atrasar a menstruação. Esse efeito é bastante vivido por atletas que estão se preparando para uma competição ou jogo decisivo para sua carreira.

Alterações hormonais e no sistema reprodutor

As alterações hormonais são as principais causas da menstruação atrasada, é uma situação vivida por mulheres que estão sob pressão, estresse e ansiedade.

É comum a oscilação no ciclo quando ocorre também as alterações no sistema reprodutor feminino, resultando em problemas hormonais como a síndrome dos ovários policísticos, endometriose e miomas uterinos.

As alterações no cérebro como nas glândulas do hipotálamo e hipófise também são grandes influenciadores das mudanças no ciclo menstrual.

Período do climatério ou pré-menopausa

O período do climatério ou pré-menopausa também são causadores das oscilações no ciclo menstrual.

Muitas mulheres relatam que meses antes da última menstruação (menopausa), a menstruação passa a vir desregulada, apresentando atrasos e falhas consideradas comuns neste período.

Esse novo ciclo na vida da mulher começa geralmente, a partir dos 40 anos, porém, algumas mulheres podem relatar precocemente os sinais da menopausa com a falha da menstruação.  

Uso de antidepressivo e pílula anticoncepcional

Se a mulher está tomando antidepressivos e ansiolíticos pode ocorrer as mudanças no ciclo menstrual, principalmente, a ausência da menstruação ou desregulação do período.

Alguns medicamentos para depressão e ansiedade contém uma substância chamada sertralina que aumenta os níveis de prolactina que desregula a menstruação.

Deixar de usar anticoncepcional também causa mudanças no ciclo menstrual, podendo demorar até seis meses para se regularizar. Por isso, se este é seu caso, aguarde esse período para a menstruação se normalizar.

Em todo caso, quando a menstruação está atrasada, a primeira dica é fazer um exame de gravidez para excluir essa possibilidade. 

Se for fazer exame de farmácia, faça pelo menos dois exames com um intervalo de uma semana após a menstruação atrasada. Se o sintoma ainda persistir e com resultado negativo para gravidez, procure um ginecologista para uma consulta.

 

- Publicidade -
INFRAESTUTURA GOV RO 01 06.02.2024
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo