domingo, abril 14, 2024
25 C
Porto Velho
domingo 14, abril, 2024
- Publicidade -
INFRAESTUTURA GOV RO  05.04.2024 PROG VENC

SEMINÁRIO RURAL EM CAMPO NOVO

Mais lidos

Campo Novo é um dos rincões de Rondônia, literalmente no meio da floresta amazônica. Em parte do município está localizado o Parque Nacional Pacaas Novos e a Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau. Com vocação agrícola, sem perder o aspecto de sustentabilidade ambiental, a cidade recebe nesta semana o Seminário Rural, organizado pelo Sebrae e pela Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder).

 

O Seminário Rural teve início nesta quarta-feira (22) e segue até sexta-feira (24) com a realização de 12 palestras e seis oficinas voltadas a levar conhecimento aos produtores rurais, priorizando a vocação agrícola em pequenas propriedades e com o cuidado de preservar o meio ambiente.

 

No primeiro dia do evento, técnicos da Emater e da Ceplac abordaram o cultivo de café e cacau clonal, espécies que são mais resistentes às pragas e têm produtividade superior. “Neste seminário o objetivo é levar conhecimento e informação aos produtores rurais, para que eles melhorem a sua forma de atuar e até mesmo vejam novas possibilidades de negócios”, lembra o analista do Sebrae Pedro Afonso.

 

A técnica da Emater/RO, Jaqueline Barbosa, explicou que as novas tecnologias contribuem para que o agricultor familiar seja fortalecido e ao mesmo tempo tenha condições de manter a floresta em pé. “Estamos mostrando que o agricultor pode produzir muito mais sem desmatar, cuidando e conservando a floresta. Estamos mostrando que com técnicas corretas e com acompanhamento é possível fortalecer a agricultura familiar”, explica.

 

E foi movido pela curiosidade que o Genildo Alves fez a inscrição no seminário. “A gente não pode ficar parado no tempo, temos que melhorar cada dia mais e estou vendo que o Seminário Rural vai trazer muitas novidades para a gente”, argumenta.

 

Outro agricultor que está participando das ações inovadoras do Seminário é o Cícero Antônio de Freitas. Ele também tem uma banca na feira do produtor de Campo Novo, onde comercializa castanha e bananas. “Estou interessado em participar das oficinas sobre negociação, custos e controle do dinheiro. Acho que não estou velho para aprender coisas novas”, indaga o agricultor, com sorriso no rosto.

 

O Seminário Rural é um projeto desenvolvido pelo Sebrae e Suder, convênio nº 044/PGE/2016, com o apoio dos municípios onde é realizado. 

 

Assessoria

- Publicidade -
INFRAESTUTURA GOV RO  05.04.2024 PROG VENC
- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 300X250

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo