Com a finalização de mais esta etapa, a Operação Raízes do Cedro já totaliza 1.859 brasileiros e familiares, além 20 animais de estimação, resgatados da zona de conflito no Oriente Médio
A Operação Raízes do Cedro, do Governo Federal, concluiu o nono voo de repatriação de brasileiros e familiares da zona de conflito no Líbano. Nesta terça-feira, 29 de outubro, às 5h55 (horário de Brasília/DF), a aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com 221 passageiros a bordo, incluindo nove crianças de colo, além de um pet.
Com a finalização de mais esta etapa, a Operação Raízes do Cedro já totaliza 1.859 brasileiros e familiares, além de 20 animais de estimação, resgatados da zona de conflito no Oriente Médio desde o dia 5 de outubro, quando teve início a operação montada por meio de uma ação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa.
CONFIRA TAMBÉM
Assim que deixam a aeronave, os brasileiros e familiares contam com o acolhimento de profissionais a serviço do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, da Força Nacional do SUS (Saúde), da Polícia Federal e da Receita Federal (veja detalhamento abaixo). Nas escalas técnicas em Lisboa, a operação tem suporte da Embaixada, via Consulado-Geral e Adidância de Defesa na capital portuguesa.
NOVOS VOOS — O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, está em contato com brasileiros e seus familiares próximos para prestar-lhes assistência consular e verificar a necessidade de promover novo voo de repatriação, a depender das condições de segurança no terreno.
O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, com voos da companhia libanesa Middle East Airlines.
Os números de plantão consular do Itamaraty seguem à disposição, em caso de necessidade, ambos com Whatsapp: +55 (61) 98260-0610 e +55 (61) 98313-0146