quinta-feira, abril 18, 2024
27 C
Porto Velho
quinta-feira 18, abril, 2024
- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 970X250

ARIQUEMES – MATRÍCULAS PARA ESCOLAS INICIAM DIA 23 DE JANEIRO

Mais lidos

Os pais ou responsáveis que possuem filhos com idade escolar e estão interessados em matriculá-los nos centros de educação, escolas de ensino infantil e fundamental da rede municipal de Ariquemes (RO), na região do Vale do Jamari, devem se deslocar até uma das instituições a partir do dia 23 de janeiro para preencher as vagas da chamada escolar. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), até o primeiro momento serão oferecidas 2.099 vagas.

Conforme a secretária de educação, Cleuzeni Maria Verri, uma readaptação em todas as instituições de ensino será realizada para conseguir ingressar o máximo da demanda de alunos.

“Após atendermos as vagas disponíveis iremos conversar com outros órgãos, até mesmo a secretaria de estado, para organizar e procurar um meio em ingressar todos os alunos e não deixar ninguém de fora”, salienta.

Segundo a Semed, o quadro disponível para as matrículas em 2017 será de 204 vagas paras as creches, 672 vagas para pré-escola, 1.038 vagas para 1° ao 5° ano e 186 vagas para 6° ao 9° ano do ensino fundamental.

Entretanto, Cleuzeni Maria afirma que ainda haverá um déficit em relação à falta de vagas. “Pela nossa estimativa, vamos ter um número maior de procura para a demanda e então vamos procurar as instituições conveniadas e buscar alternativas para atender todos”, informou.

ACAMPAMENTO

Em meio ao processo das matrículas, vários pais e familiares começaram a se acampar em algumas escolas para garantir a vaga nas instituições desejadas. Mas por conta da opção pessoal, algumas das escolas pode haver uma sobrecarga, o que leva a alunos que moram perto correr o risco de não conseguir a vaga.

“Existem os pais que preferem matricular os filhos em certa escola por ser mais próxima da residência, mas devido à referência do local, há casos de algumas escolas terem alunos que venham de bairros onde possuem uma escola, o que causa certo congestionamento”, explica Cleuzeni Maria.

Para requerer uma vaga na chamada escolar os documentos são necessários a certidão de nascimento do aluno, declaração de escolaridade, comprovante de residência do responsável, documento de identificação do responsável e se necessário a declaração de transferência. O cronograma da secretaria prevê o início das aulas no dia 6 de fevereiro.

No Centro Municipal de Educação Infantil Arikem, no Setor 2, serão ofertadas vagas apenas para crianças de 2 e 3 anos, e para garantir uma vaga mais de 30 pais ou responsáveis estão acampados no pátio desde o dia 10 de janeiro. Uma chamada com os nomes em ordem de chegada é feita diariamente para garantir quem está presente.

O pai Jorge Luis Ianes está há uma semana no local acredita que deveria haver um critério específico para as vagas.

“Se eu não ficar aqui desde o primeiro dia, irei perder a vaga do meu filho e eu moro neste bairro há 30 anos, então eu acho que deveria ter uma preferência para os que moram no bairro. Infelizmente essa é a situação que devemos enfrentar se não os nossos filhos ficarão sem as vagas e sem estudar”, desabafa.

Postando por Izabella Coelho – DRT 1587/RO
Fonte: G1 RO

- Publicidade -
INFRAESTUTURA GOV RO  05.04.2024 PROG VENC
- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 300X250

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo