IFRO solicita mais 26 pedidos de registros de propriedade intelectual

24x31 banner gov

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Rondônia (IFRO), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) assinou, na segunda-feira (10), vinte e seis pedidos de registros de propriedade intelectual de produtos desenvolvidos pelos campi do IFRO. As solicitações agora serão encaminhadas para Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e à Biblioteca Nacional.  Entre os processos de propriedade intelectual assinados, estão processos de direito autoral, pedidos de registros de patentes, programas de computador e de desenho industrial.

Durante as assinaturas, o Reitor Uberlando Tiburtino Leite ressaltou a importância da cultura da inovação em execução no IFRO e as possiblidades a partir dos registros de propriedade intelectual. “Estamos consolidando a cultura de inovação no IFRO. Um dos nossos objetivos enquanto instituto federal é desenvolver a pesquisa aplicada e a transferência de tecnologias geradas a partir destas pesquisas e agora vamos para mais de 50 registros com esses 26 assinados. Esses registros não estão limitados apenas a áreas técnicas e isso mostra o crescimento e fortalecimento da cultura de registrar os produtos desenvolvidos na instituição”, comentou. O Reitor também reforçou que muitos desses produtos poderão ser incubados através da Redinova (Rede de Incubadoras de empresas do Estado de Rondônia), incentivando desta forma o empreendedorismo.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Junior, destacou que um dos objetivos do NIT é desenvolver ou incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias e o registro de propriedade intelectual em todas as nossas unidades. “Pela primeira vez temos pedidos de registros de propriedade intelectual vindo dos campi Porto Velho Zona Norte, Cacoal e da Reitoria”, disse.

Gilmar Alves Lima Junior também assinalou o aumento no número de pedidos de registro de patentes dentro da área da indústria. “Anteriormente tínhamos uma vertente maior para os dispositivos didáticos, processamento de peixes e agora abarcamos uma nova possibilidade junto ao curso de Química do Campus Ji-Paraná, através da pesquisa de cervejas artesanais e vinhos (de frutas tropicais: camu-camu, araçá-boi e cajá-manga). Isso tem um grande apelo para a transferência de tecnologia, incentivando a indústria, o empreendedorismo e a geração de emprego e renda na região”, apontou o pró-reitor destacando ainda que, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, serão feitas reuniões mensais junto aos setores produtivos público e privado, com a finalidade de desenvolver parcerias que possibilitem a criação de novas tecnologias e as transferências das mesmas.  

Para a Diretora de Pesquisa e Inovação, Giselle Cavalcante Saldanha, reconhecer o que seriam produtos inovadores foi primordial para alcançar o número de pedidos de registro de propriedade intelectual que o IFRO possui atualmente. “Nos últimos anos a cultura da inovação tem sido intensificada dentro do instituto. Ocorreu uma mudança de mentalidade na percepção de que inovação não está relacionada somente à informática, por exemplo. Reforçamos com nossos servidores que todas as áreas podem gerar produtos inovadores e o resultado é o número crescente de pedidos de registros”, informou.

De acordo com levantamento realizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do IFRO junto aos demais Institutos, o IFRO é um dos primeiros em número de registros. No total, 58 pedidos de registros de propriedade intelectual foram encaminhados para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e Biblioteca Nacional. “É o nosso papel desenvolver tecnologia e também é o nosso objetivo buscar soluções reais para os problemas da sociedade. Estamos mostrando para a comunidade acadêmica a importância de se registrar aquilo que é desenvolvido na pesquisa, se apropriar das inovações e agora nosso desafio é buscar quem precisa dessa tecnologia”, explicou o Coordenador do NIT, Rafael Paes de Barros. 

 

 

Assessoria de Comunicação e Eventos – ASCOM/IFRO

24x31 banner gov

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
airton

airton

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site