sexta-feira, março 1, 2024
Banner Theo Coelho
26 C
Porto Velho
sexta-feira 1, março, 2024
- Publicidade -
gov Jogos intermunicipal de ro

Aeronáutica: avião com cocaína decolou de fazenda da Amaggi

Mais lidos

O avião interceptado pela Força Aérea Brasileira neste domingo (25) com 500 quilos de cocaína decolou da Fazenda Itamarati Norte, no Município de Campo Novo do Parecis (396 Km de Cuiabá), pertencente ao grupo Amaggi, da família do ministro de Agricultura Blairo Maggi.

A informação sobre o local de onde o avião decolou foi divulgada pela Aeronáutica, por meio de nota.

A reportagem entrou em contato com a Amaggi, que afirmou que irá se pronunciar nas próximas horas.

Ainda na nota, a FAB informou que o destino inicial da aeronave era Santo Antônio do Leverger (34 km de Cuiabá). O avião, porém, foi interceptado pela FAB e acabou indo para a região de Aragarças (GO), pousando na zona rural de Jussara (GO).

A ação faz parte da Operação Ostium, que impede voos irregulares que possam estar ligados a crimes como o narcotráfico e é comandada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), da Aeronáutica, em conjunto com a Polícia Federal e outros órgãos de segurança.

Este é o segundo caso de aeronave do tráfico abordada em 2017. Em fevereiro outro avião foi interceptado pela FAB em Santo Antônio do Leverger, com 300 quilos de pasta-base de cocaína.

A Força Aérea interceptou o avião, que vinha da Bolívia, assim que ele entrou em território brasileiro.

Os dois integrantes da aeronave, matrícula PT-LXE, fugiram. A droga estava guardada em sete malas.

Entenda o caso

Em nota, a Força Aérea Brasileira informou que a aeronave decolou de Campo Novo com destino a Santo Antônio do Leverger, mas acabou não pousando no local informado. Interceptado, o piloto, a princípio, seguiu as instruções da Defesa Aérea, que ordenou o pouso em Aragarças (GO).

Porém, ao invés de pousar no aeródromo da cidade goiana, conforme orientação da FAB, o bimotor, com matrícula PT-IIJ, arremeteu.

O piloto da Força Aérea novamente solicitou o pouso, porém o avião não respondeu, sendo classificado nesse momento como hostil. A FAB então realizou o tiro de aviso.

A aeronave acabou pousando na zona rural do Município de Jussara, também em Goiás.

Um helicóptero da Polícia Militar de Goiás fez buscas no local, porém os cupantes fugiram.

A droga foi apreendida pela PM e levada para a Polícia Federal, em Goiânia.

Confira nota da Força Aérea Brasileira na íntegra:

“O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica comunica que neste domingo (25/06) um avião A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira interceptou o avião bimotor, matrícula PT-IIJ, na região de Aragarças (GO), resultando na apreensão de cerca de 500kg de cocaína. A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública.

O avião decolou da Fazenda Itamarati Norte, no município de Campo Novo do Parecis (MT) com destino a Santo Antonio Leverger (MT).

A interceptação, feita pela aeronave de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB, iniciou-se às 13h17 da tarde deste domingo. O piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo, conforme estabelece a Lei 7565/1986 e o Decreto 5.144/2004, interrogando o piloto do bimotor e comandando, na sequência, a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Aragarças (GO).

Inicialmente, a aeronave interceptada seguiu as instruções da defesa aérea, mas ao invés de pousar no aeródromo indicado, arremeteu. O piloto da FAB novamente comandou a mudança de rota e solicitou o pouso, porém o avião não respondeu. A partir desse momento, foi classificado como hostil. O A-29 da FAB executou o tiro de aviso – uma medida de persuasão para forçar o piloto da aeronave interceptada a cumprir as determinações da defesa aérea – e voltou a comandar o pouso obrigatório.

O avião interceptado novamente não respondeu e pousou na zona rural do município de Jussara, interior de Goiás.

Um helicóptero da Polícia Militar de Goiás foi acionado e faz buscas no local. O avião será removido para o quartel da Polícia Militar de Goiás em Jussara. A droga apreendida será encaminhada para a Polícia Federal em Goiânia”. 

- Publicidade -
Segurança
- Publicidade -
arigurte
Loja da tucano

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo