Alimentação pode influenciar na cor dos dentes

24x31 banner gov
 
 

Todos sabem que pequenos hábitos do dia-a-dia podem garantir um sorriso saudável. Mas algumas pessoas, mesmo cuidando da higienização bucal, têm os dentes amarelos. Uma das possibilidades levantadas por José Augusto Rodrigues, professor do curso de pós-graduação em Odontologia da Universidade UNG, é que o tipo de alimentos que elas ingerem interfere diretamente na coloração do esmalte dental.

Segundo o professor, algumas comidas têm cores tão fortes e escuras que os pigmentos podem penetrar no dente e causar manchas permanentes. Os exemplos mais conhecidos pela população são refrigerantes de cola, molhos e chocolate, por causa dos corantes artificiais presentes em seus ingredientes. Frutas e verduras como beterraba, ameixa, amora, açaí e até mesmo vinho, chá escuro e café, embora naturais, também podem ser uma grande ameaça para o sorriso perfeito. “Mesmo não sendo agressivos quanto os corantes artificiais, eles não devem ser ingeridos diariamente”, sugere o especialista.

Para aqueles que percebem um aspecto amarelado no sorriso e não estão contentes com esta situação, Rodrigues adverte para não realizarem procedimentos caseiros, devido ao risco de acidentes e ineficiência das técnicas. Legalmente não é permitida a venda de agentes clareadores para o público ou que eles façam auto-aplicação sem supervisão do cirurgião dentista.

“Para uma avaliação adequada, procure um dentista. Ele levará em consideração a tonalidade de seus dentes, que serão comparados a uma escala de cor, bem como a idade e os tipos de restaurações, se o paciente tiver alguma”, esclarece.

Caso seja constatada a necessidade de substâncias químicas, como clareamento, o profissional verificará se o procedimento precisará de alguma outra adaptação. Reposições de obturações podem ocorrer, por exemplo, pois materiais como resinas compostas ou cerâmicas não são tingidas por certos produtos e podem ficar em evidência se não forem trocadas, causando um desconforto estético.

 

Assessoria de Imprensa – UNG Universidade

 

24x31 banner gov

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
airton

airton

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site