Após invasão recorde de aviões militares chineses, Taiwan alerta para ‘consequências catastróficas’

24x31 banner gov
blank

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, alertou para as “consequências catastróficas” se a ilha independente for tomada pela China. A declaração foi dada após aviões militares chineses fazerem invasões recordes ao espaço aéreo do país nos últimos dias.

Taiwan é uma ilha com 23 milhões de habitantes que se separou da China e tem um governo independente e eleições democráticas. Mas o governo chinês considera que a ilha pertence ao seu território e ameaça conquistá-la — à força, se necessário.

Ing-wen escreveu um artigo publicado na revista “Foreign Affairs” nesta terça-feira (5) que Taiwan está empenhada em defender sua democracia e que “os países reconhecem cada vez mais a ameaça que o Partido Comunista Chinês representa”.

A presidente de Taiwan também disse que, “se Taiwan cair, as consequências serão catastróficas para a paz regional e o sistema de alianças democráticas” e um sinal de que “o autoritarismo tem o controle sobre a democracia”.

Invasões militares

 

O governo chinês já entrou com cerca de 150 aviões militares no espaço aéreo de Taiwan (ADIZ) nos primeiros quatro dias de outubro, segundo o Ministério da Defesa taiwanês, uma demonstração de força que é considerada como um ato de intimidação e agressão por vários países.

As incursões bateram recorde diário no sábado (2), com 39 aeronaves, e na segunda (4), com 56 aviões (o maior número já registrado), dos quais 36 eram caças e 12, bombardeiros H-6 com capacidade nuclear.

Os Estados Unidos pediram à China no domingo (3) que interrompesse as atividades militares “provocativas” e “desestabilizadoras” para a região — pedido que foi ignorado.

Desde que Xi Jinping assumiu o comando da China, em 2012, aviões militares invadiram a zona de defesa aérea de Taiwan quase que diariamente.

Ao todo, 380 aeronaves da força aérea chinesa invadiram a zona de defesa taiwanesa em 2020. Neste ano, já são mais de 600 incursões em pouco mais de nove meses.

24x31 banner gov

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Almi Coelho

Almi Coelho

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site