CONFIANÇA DO CONSUMIDOR ATINGE MAIOR NÍVEL EM 13 MESES

24x31 banner gov

Com a melhora das perspectivas para o futuro e o início de recuperação do mercado de trabalho, a confiança do consumidor cresceu em março. Na comparação com o mês anterior, o avanço foi de 1,4%; frente a março de 2016, aumentou em 0,9%.

Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC) e foram divulgados nesta terça-feira (21). A pesquisa mostra ainda que, com esse desempenho, o indicador subiu para os 78,2 pontos – o melhor resultado em mais de um ano.

Essa pesquisa é semelhante a um termômetro que vai de zero a 200. Números acima de 100 indicam forte confiança, e quanto maior esse número, melhor o nível de consumo dos brasileiros.

A assessora econômica da CNC, Juliana Serapio, ponderou que essa pesquisa ainda não captou o efeito dos saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Segundo ela, apenas depois de quitar ou diminuir dívidas, o consumidor deve direcionar os recursos restantes para o consumo.

“Mesmo com os cortes na taxa básica de juros e a liberação de saques em contas inativas do FGTS, o maior volume de dinheiro em circulação deverá ser usado, primeiramente, na quitação de dívidas e redução do endividamento”, explicou.

Melhora do emprego

Para chegar ao resultado final do indicador, a CNC faz uma ponderação entre outros indicadores. Em março, a maioria dos subindicadores apresentou forte avanço. Em perspectiva de consumo, o avanço foi de 13,1% frente a março do ano passado; na comparação com fevereiro, cresceu 3,1%.

A percepção sobre o emprego atual também avançou: 1,8% na comparação mensal e 2,5% frente a março do ano passado. Em nota, a CNC informou que, diante do quadro atual, espera relativa estabilidade nas vendas do comércio em 2017. Para a entidade, a desaceleração da inflação já auxiliou na redução do ritmo de perdas do varejo no último trimestre de 2016.

Fonte: Portal Brasil, com informações da CNC

24x31 banner gov

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
airton

airton

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site