Desde que decidiu voltar para sua terra natal, Heronides Gonçalves Santana tinha em mente que seria um bom momento para aliar sua paixão com sua necessidade, ou o famoso “unir o útil ao agradável”.
E é exatamente isso que ele fará a partir de amanhã (14/01) quando parte de Cuiabá/MT rumo a Manaus/AM, numa viagem de cicloturismo. O trecho será percorrido às margens da BR 364 até Rio Branco/AC. De lá, ele segue de barco até Manaus/AM.
Serão cerca de 3 mil quilômetros percorridos em cima de uma bicicleta, sem metas de rodagem por dia, nem data limite. “O meu desejo com essa viagem é conhecer lugares e pessoas. Fazer amigos por onde passar. Pode ser que eu chegue em uma cidade que tenha uma turma legal de ciclistas e fique ali por uns dias. Mas pode ser que eu apenas faça uma parada rápida e siga em frente”.
A primeira cidade a ser visitada é Cáceres/MT, a 215 km de Cuiabá. Até lá terá a companhia de alguns amigos. “Vamos sair do Trevo do Lagarto neste sábado, às 19h, e devemos chegar para o café da manhã de domingo em Cáceres. Mas ainda não sei quantos dias ficarei na cidade”.
Para custear o tour, Heron, como é mais conhecido, confeccionou algumas camisetas e vendeu entre os amigos. Ele também economizou o dinheiro que ganha com a venda de quadros com versos bíblicos, os quais pretende levar na viagem para vender por onde passar.
Entre as cidades pelas quais irá passar no percurso estão: Cáceres, Pontes e Lacerda e Comodoro em Mato Grosso. No estado de Rondônia, ele passará por Vilhena, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho. No Acre, irá até Rio Branco e segue para Boca do Acre, onde irá pegar uma embarcação até Manaus/AM. Serão cerca de 15 dias dentro da embarcação.