O prefeito eleito da capital de Rondônia, ex-promotor Hildon Chaves-PSDB, tomou posse do cargos às 17:40 deste primeiro de janeiro. Ao discursar o prefeito anunciou 12 medidas emergenciais que visam reduzir gastos da máquina municipal.
Dentre as medidas de enxugamento da máquina estão: Primeiramente a abertura de tomada de contas especial e depois congelamento de 30% nas despesas de custeio; corte linear de 15% sobre todos os contratos; corte de 40% dos cargos comissionados; criação da Superintendência de Licitação; criação da Ouvidoria e da Corregedoria.
O novo prefeito pretende ainda implantar o ponto eletrônico para todos os servidores e auditoria da folha de pagamento pela Fundação Getúlio Vargas. Ele anunciou a redução de 21 para 12 secretarias.
De acordo com o que consta no discurso no novo prefeito, os secretários não terão veículo e telefones pagos pela Prefeitura. Será implantada a frota única com veículos liberados pelo gabinete; suspensão da emissão de diárias e passagens por seis meses; além de vasto mutirão de limpeza urbana com ênfase ao combate à dengue, Zika e Chikungunya.