Inflação do primeiro trimestre recua ao menor nível desde 1994

Propaganda do ar

Fruto das reformas econômicas, o custo de vida dos brasileiros caiu nos últimos meses. No primeiro trimestre deste ano, a inflação oficial atingiu seu menor nível desde o início do Plano Real, em 1994. 

Entre janeiro e março, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou em 0,96%, patamar inédito para o primeiro trimestre. No mês passado, a alta dos preços ficou em 0,25%, melhor nível em cinco anos. 

Diante da melhora dos indicadores de confiança e a trajetória de queda nos juros, a inflação acumulada dos últimos 12 meses também desacelerou consideravelmente, passando de 4,76% para 4,57%. Agora, a inflação se aproxima ainda mais da meta perseguida pelo Banco Central, de 4,5%.

No mês, contribuiu para o resultado favorável a queda de 0,86% no preço de transportes. Principal fator para a redução na inflação desse item, o custo das passagens aéreas caiu 9,63%. Outro grupo que influenciou esse desempenho foi o de comunicação, que caiu 0,63%, puxado pela queda nos preços de telefonia fixa. 

O que é IPCA

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980 e mede a inflação oficial do País. Para cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados no período de 25 de fevereiro a 29 de março de 2017 (referência) com os preços vigentes no período de 31 de janeiro a 24 de fevereiro de 2017 (base).

Por que a inflação deve ser controlada?

Diante do cenário de hiperinflação enfrentado pelo Brasil nos anos 1980 e início dos anos 1990, foi criado o Plano Real, em 1994, para estabilizar a moeda brasileira e estabilizar a economia. Com os preços sob controle, há mais confiança e mais renda para a população.

Taxas altas de inflação subtraem os salários e reduzem o potencial de crescimento da economia, assim como reduzem investimentos e empregos. Por isso, o Banco Central tem como principal missão perseguir uma meta de inflação, hoje fixada em 4,5% ao ano.

Fonte: Portal Brasil, com informações do IBGE

Propaganda do ar

Como você avalia a gestão do Governo Marcos Rocha?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
airton

airton

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site