Ji-Paraná registra quase 50 novos casos de AIDS esse ano

Propaganda do ar

Neste Dia Mundial de Combate à AIDS (01/12), a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Serviço de Assistência Especializada em Doenças Sexualmente Transmissíveis (SAE/DST), divulgou um número preocupante. Segundo o Serviço, só este ano, 49 pessoas receberam o diagnóstico da doença. São 47 adultos, uma criança e uma gestante que agora estão fazendo o tratamento oferecido por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

De acordo com a assistente social e diretora do SAE, Poliana Borchardt, é preciso ficar em alerta. “O número é crescente, principalmente entre os jovens. A maioria dos nossos pacientes são pessoas com idades entre 18 a 35 anos, que não usam preservativo”, explicou a diretora.

O alerta é feito exatamente no Dia Mundial de Combate à AIDS, para chamar a atenção sobre essa grave doença sem cura, mas que tem tratamento. Atualmente, mil pessoas fazem tratamento gratuito no Serviço de Assistência Especializada. São pacientes com HIV que moram em Ji-Paraná e outros 16 municípios da região central do estado.

Segundo o secretário municipal de saúde, Renato Fuverki, é importante alertar as pessoas para a prevenção. “Apesar do paciente soro positivo que faz tratamento no SAE, conseguir viver bem com a doença, a qualidade de vida dele é afetada. Por isso é importante o uso do preservativo. O município oferece todo o tratamento e disponibiliza testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde para identificar o vírus, mas as pessoas precisam se cuidar”, insistiu o secretário.

Sobre a doença – A Aids é causada pelo vírus HIV, transmitido por contato sexual sem preservativo com pessoa contaminada, por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Ser HIV positivo não é o mesma coisa que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado. É uma doença que não mata por si só, mas afeta o sistema imunológico da pessoa, o que pode ocasionar doenças oportunistas, como a pneumonia.

 

Publicado por Letícia Mendonça

CANPANHA DE 13.11.2021 GOV DE RONDONIA

Como você avalia a gestão do Governo Marcos Rocha?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
airton

airton

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site